Negócios
Chatbots mudam o atendimento ao cliente na internet
- Créditos/Foto:baboon™ via VisualHunt.com / CC BY-NC
- 04/Novembro/2016
- Da Redação, com assessoria
Para otimizar e trazer mais qualidade ao trabalho de atendimento ao consumidor, a Nama, primeira empresa no país a desenvolver um sistema próprio de Inteligência Artificial para robôs de atendimento, apresenta ao mercado uma plataforma de chat que utiliza Bots com I.A. para automatizar serviços e tarefas, informar, vender, tudo de forma natural, independentemente do canal.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Inseridos em um segmento que deve movimentar até US$ 153 bilhões até 2020, segundo o Bank Of America Merrill Lynch, os smartbots da Nama são desenvolvidos de forma personalizada para as necessidades da empresa e podem automatizar até 90% do processo de atendimento ao público, reduzindo de 40% a 90% das despesas nesse setor.
Além do Bradesco e da gigante de tecnologia Accenture, que já fecharam contrato com a empresa, a Nama também está desenvolvendo uma plataforma que interage virtualmente com os usuários do Poupatempo, do Governo de São Paulo. O objetivo desse último projeto é trazer mais agilidade ao agendamento de serviços nos postos do Poupatempo por meio do chat no portal da instituição e pelo Facebook, diminuindo a distância entre o cidadão as informações e os serviços públicos.
Os robôs da Nama ainda compreendem mensagens por texto e voz, absorvem o conhecimento a partir do manual da empresa, fornecem relatórios do diálogo com o cliente e possibilita uma avaliação mais apurada do suporte.
Fim da espera ao telefone
Uma pesquisa da ClickSoftware indica que, só nos Estados Unidos, as empresas perdem US$ 100 bilhões por ano com sistemas ineficientes de atendimento ao consumidor. Com o uso das inteligência artificiais, qualquer empresa pode oferecer ao público um atendimento omnichannel, uniforme e 24/7.
O smartbot ainda vai memorizar em tempo real as informações de atendimento por diferentes canais, o que possibilita, por exemplo, iniciar a conversa com o cliente via Telegram e continuar no Facebook, sem nenhum prejuízo de informação. Sendo a troca de mensagens a preferência entre as pessoas hoje, esse tipo de serviço quer melhorar satisfação do cliente, reduzir os custos com atendimento, otimizar os processos e oferecer uma gama de serviços cada vez mais completa.