Segurança
Carnaval: 6 dicas manter a segurança do seu celular

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 28/Fevereiro/2025
- Da Redação
O Carnaval é uma época de diversão que reúne muitas pessoas, seja para acompanhar blocos de rua, seja nos desfiles das escolas de samba. Em qualquer caso, a grande aglomeração sempre gera uma preocupação para os foliões: a questão da segurança, especialmente do celular, em caso de furtos ou roubos.
Apenas em São Paulo, um celular é roubado a cada cinco minutos, a média é apontada segundo os últimos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os crimes que envolvem a limpeza de contas bancárias, aplicação de golpes e invasão de perfis sociais, é a grande preocupação de quem curtirá o Carnaval.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Pensando nisso, a Nomo, startup de telecom 100% digital que visa ser uma alternativa às operadoras tradicionais, desburocratizar o setor e oferecer uma experiência humanizada e prática, separou algumas dicas para proteger a privacidade e a segurança do celular durante o Carnaval.
1. Ative o PIN de segurança do chip do celular
Isso dificulta que alguém use o número em outro aparelho, evitando que receba SMS com verificação em duas etapas e, assim, acessando redes sociais, e-mails, contas bancárias e outros aplicativos que normalmente pedem a verificação.
O PIN de segurança é normalmente encontrado no envelope em que fica o cartão SIM. Por isso, é importante não jogar fora antes de anotar o código numérico e guardar em um lugar de fácil acesso e seguro. Caso tenha jogado o plástico fora, existe a opção de entrar em contato com a operadora e solicitar o PIN.
2. Utilize um e-mail secundário
Ele serve para recuperação de senhas de aplicativos críticos, em vez de usar o mesmo e-mail vinculado ao seu celular. Mantenha esse e-mail acessível apenas em seu computador, assim, caso o celular seja furtado ou roubado, não será possível alterar senhas de aplicativos sensíveis através do e-mail, facilitando o bloqueio de contas bancárias, por exemplo, antes que haja movimentação.
3. Considere ter um segundo celular
Se você já tem ou tiver condições financeiras, é uma boa ideia. Ele deve ficar apenas em casa para usar com aplicativos críticos. Nesse caso, o aparelho reserva pode conter sua conta principal bancária, enquanto o aparelho que você utilizará na rua, terá apenas uma conta com o valor que será utilizado no dia.
Também é possível deixar o e-mail secundário nesse aparelho que fica em casa, evitando, assim, a possibilidade de que consigam acessar e movimentar dinheiro da sua conta bancária principal ou seus aplicativos pessoais.
4. Apague aplicativos de banco e e-mail do seu celular antes de sair
Se não houver um segundo celular, apague aplicativos de banco e e-mail do seu celular antes de sair. Embora isso possa ser incômodo, é uma medida importante para proteger suas informações confidenciais caso seu aparelho seja perdido ou roubado.
5. Configure “Encontre meu Dispositivo” no Android ou “Busque meu iPhone” no iOS
Com essas funcionalidades configuradas no seu aparelho, você consegue acessá-los remotamente de outro celular ou computador com a conta Google ou iCloud, respectivamente, e identificar onde está o aparelho, solicitar bloqueio e até mesmo apagar os dados do dispositivo.
6. Faça um B.O. em caso de perda ou furto do aparelho
Com um B.O., a polícia e a operadora do celular conseguem colocar o IMEI do aparelho em uma lista de bloqueio, na qual a maioria das operadoras consulta antes de ativar um número. Essa ação mitigará as chances de o aparelho ser utilizado com outros chips. Para achar o número do IMEI do celular, você pode procurar na caixa do aparelho ou digitar *#06# em ligações.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga