33Giga Tecnologia para pessoas

Apps & Software

Casas inteligentes: 7 tecnologias que facilitam a rotina no lar

Dados do Smart Home Report 2021, publicado pelo Statista, projeta crescimento anual de 17,61% na receita do mercado de casas inteligentes no Brasil, somando um volume de US$ 2.568 milhões até 2026. O relatório também prevê que o número de residências ativas chegue a 11,0 milhões de usuários nesse período.

Leia mais:
10 dicas do que fazer e o que não fazer na sua primeira LAN Party
Além do Vale do Silício: conheça polos tecnológicos espalhados pelo mundo

Há poucos anos, surgiram comandos de voz para acionar eletrônicos. As fechaduras biométricas – das histórias de ficção científica – agora são realidade. Com isso em mente, o 33Giga relaciona sete inovações tecnológicas para casas inteligentes no Brasil que já estão trazendo comodidade, praticidade e economia ao dia a dia das pessoas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Assistente de voz

Os assistentes virtuais foram os primeiros produtos que apresentaram ao consumidor a possibilidade de automatizar a sua casa. A Alexa, da Amazon, a Siri, da Apple, e o Google Home, que apresenta funções semelhantes, estão entre os itens mais conhecidos do mercado.

O objetivo é que esse assistente se torne um auxiliar no lar, conectando-se com os outros dispositivos automatizados para checar compromissos, dar dicas de previsão do tempo, ligar ou desligar algum equipamento ou programar desde o que você vai comer no jantar até a próxima música a ser tocada.

Lâmpada inteligente

Se você busca praticidade e economia, as lâmpadas inteligentes de LED são ótima pedida. Elas podem se conectar ao assistente ou ao seu celular, e ainda há modelos que podem mudar de cor de acordo com o momento do dia, o ambiente ou o seu humor.

Algumas podem auxiliar a ter uma melhor noite de sono, diminuindo a iluminação ou apagando a luz quando for a hora de dormir. Além disso, programar as lâmpadas da casa ou contar com sensores de presença pode gerar economia nas contas de energia e evitar o desperdício.

Fechaduras automáticas

Além dos sistemas de luz e som integrados, um dos primeiros passos para ter uma casa inteligente é contar com fechaduras de alta tecnologia. Esses dispositivos de casa inteligente no Brasil dispensam chaves e podem funcionar com senhas, cartões ou com a biometria, criando configurações de entrada para diversos usuários.

A instalação desses equipamentos é considerada simples e os fabricantes oferecem funções como a possibilidade de trancar ou destrancar de qualquer lugar e o “Não perturbe”, travando a residência por dentro, não permitindo que outros usuários abram a porta do lado de fora.

Câmeras inteligentes

Um item que não pode faltar em casas inteligentes no Brasil  é uma câmera de monitoramento interno de boa qualidade. Integradas ao celular ou ao tablet, elas podem ser conferidas quando você não estiver no imóvel, a qualquer momento.

O principal benefício desse equipamento é a segurança, mas é possível notar outras vantagens de se possuir um bom sistema de monitoramento em casa: maior controle de quem entra e sai do imóvel, agilidade em caso de emergências e acompanhamento das atividades das crianças e dos animais de estimação são algumas delas.

Irrigação automatizada

Em tempos de crise hídrica, tanto a água quanto a energia elétrica ficam mais caras e devem ser poupadas o máximo possível. Contar com um sistema automatizado de irrigação do jardim pode garantir economia de tempo, mão de obra e também de recursos.

A comodidade é um pretexto das casas inteligentes, e a irrigação automatizada oferece a possibilidade de irrigações noturnas sem a necessidade de acompanhamento, além de ser possível gerir a distribuição da água e fornecer a quantidade ideal para cada planta.

Ar-condicionado com wi-fi

Talvez esse seja o item da lista que mais pesa na conta de luz no fim do mês. Quem mora em lugares muito quentes sabe como o uso recorrente do ar-condicionado pesa no bolso, mas contar com um modelo automatizado pode gerar economia, programando-o para ser acionado de maneira otimizada, de acordo com sensores de temperatura, por exemplo.

Quando o assunto é conforto, é possível também agendar um horário para o equipamento começar a funcionar e chegar em casa com o ambiente já climatizado. Há versões que contam com recursos de inteligência artificial, que aperfeiçoam a operação com base nas condições do ambiente, o clima e o modo de uso dos usuários da casa.

Em geral, o ar condicionado com wi-fi tem muitas funções e pode ser controlado de qualquer lugar, integrando vários aparelhos no mesmo dispositivo, com recursos como o monitoramento de temperatura e a programação. São inovações que geram economia no consumo de energia com o uso do aparelho.

Dica: vale a pena também apostar em equipamentos com motores Inverter, Dual Inverter ou Split, uma vez que têm mais estabilidade e conseguem atingir a temperatura ideal mais rapidamente, mantendo-se estáveis, em velocidade menor, com menos consumo de energia.

Aspirador de pó inteligente

Esse aspirador não serve apenas para fazer vídeos engraçadinhos de internet, aqueles que geralmente mostram gatos reagindo ao robozinho limpador de ambientes. O equipamento é bastante útil para manter a casa limpa, principalmente para quem não possui tempo de realizar esse trabalho frequentemente.

Com sensores que identificam os obstáculos no caminho e criam rotas a serem percorridas pela casa, é possível ainda mapear o trajeto e controlar o equipamento pelo celular e programá-lo para limpar apenas em dias e horários específicos.

Os modelos mais avançados permitem mapear o ambiente, para otimizar a limpeza de acordo com as características de cada cantinho, e recursos além da tradicional sucção de pó, como varrer, passar pano e esterilizar. É importante, porém, pesquisar bem para comprar um modelo de acordo com suas necessidades.

Esses são sete exemplos de tecnologias que equipam uma casa inteligente. Mas existem muitos outros recursos presentes no mercado ou sendo desenvolvidos para tornar o lar cada vez mais automatizado, prático e confortável.