33Giga Tecnologia para pessoas

Gadgets

Carregadores para celular: entenda os diferenciais de cada um

  • Créditos/Foto:Divulgação / Anker
  • 14/Julho/2021
  • Da Redação

Carregadores de celular evoluíram ao mesmo tempo que os telefones. Para fornecer a energia necessária a smartphones cada vez mais robustos e com baterias cada vez maiores, esses equipamentos contam com tecnologia de ponta.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

No mercado, há carregadores de celular que permitem atender a usuários com diferentes prioridades. Para explicar cada tecnologia, vantagens e diferenciais, Gustavo Massette, responsável pela Anker (marca especializada em carregadores, pertencente ao grupo Positivo Tecnologia) lista dicas para acertar no momento da compra.

Leia mais:
50 livros gratuitos para ler no e-reader ou celular

Esqueceu o livro em casa? Conheça três podcasts de áudio drama

“O mercado de carregadores para celular está bastante aquecido”, diz Massette. “Empresas, como a Anker, têm se dedicado intensamente a evoluir as tecnologias em muitos aspectos, do tamanho à potência desses produtos.”

Recarga rápida

Atualmente, a maioria dos aparelhos móveis mais vendidos do mercado contam com tecnologia de carregamento rápido. Os principais protocolos são Power Delivery (PD) e Quick Charge (QC). Estas tecnologias permitem que o aparelho e o carregador façam o “handshake” – ou “conversem” – para que o fornecimento de energia seja otimizado e seguro.

“Desde o iPhone 8, os aparelhos da Apple são compatíveis com o protocolo PD. A linha iPhone 11, o limite de potência era 18W, apesar da fabricante fornecer carregadores de apenas 5W junto com o smartphone”, explica Massette. “Em resumo: são precisos carregadores para celular mais potentes para usufruir do carregamento rápido nestes modelos.”

Wireless

O conforto do carregamento sem fio já é uma realidade. Ele tem como principal tecnologia a forma por indução (Qi). “A vantagem desse tipo de recarga é a praticidade, já que basta posicionar o celular em um pad e o carregamento inicia, mas ainda existe uma limitação na velocidade e costuma ser mais caro”, explica o responsável pela Anker na Positivo Tecnologia.

Alguns modelos de carregadores para celular sem fio se ajustam automaticamente entre os modos de carregamento de 5, 7.5, 10, e 15W. Isso garante recarga otimizada para diversos dispositivos.

Diversos carregadores para celular contam ainda com anéis antiderrapantes que mantém o telefone na posição correta, mesmo quando está carregando e vibra com a entrada de ligações ou mensagens. Outros são compatíveis com os aparelhos com tecnologia Qi, como iPhone (do 8 em diante), Galaxy (do S6 em diante), Galaxy Note (do 5 em diante) e até acessórios, como AirPod e Galaxy Buds.