Divulgação
Câmera de monitoramento Wi-Fi da D-Link tem bom angulo de visão e controle via aplicativo Câmera de monitoramento Wi-Fi da D-Link tem bom angulo de visão e controle via aplicativo

A D-Link trouxe este ano para o Brasil sua câmera HD Wi-Fi (DCS-936L), focada em monitoramento de residências e comércios. Por R$ 599, o modelo compacto oferece um angulo de visão caprichado de 120º, imagens satisfatórias e controle via aplicativo.

Leia mais:
Refeições, câmeras de segurança e mais: conheça diferentes serviços de economia colaborativa
Guia de compra: descubra o que observar na hora de adquirir uma câmera de segurança Wi-Fi

A primeira vista, o visual da câmera encanta. Redondinha e discreta, pode facilmente se tornar peça de decoração em qualquer residência. Com um design moderno, ela é construída em uma estrutura circular de plástico que se abre em duas por meio de uma dobradiça — que ajuda o usuário a escolher a melhor posição para captar o ambiente.

Para usar a câmera, é preciso baixar o aplicativo mydlink Lite (disponível para Android, iOS e Windows Phone). E será por meio dele que toda a instalação e controle remoto da câmera vai acontecer. A configuração é rápida, e pode ser feito via botão WPS do roteador ou login manual à rede Wi-Fi disponível. Depois, é só começar a usar.

Na palma das mãos

Com o app, você pode assistir em tempo real tudo o que a câmera está captando em um angulo de visão de 120º, que dá conta de uma grande sala tranquilamente. Na mesma tela, com um toque de botão, é possível fazer uma foto da filmagem, ativar/desativar o áudio e alterar a qualidade do vídeo de 480p para 720p. Na mesma área, o usuário pode alterar do modo Automático para Luz do dia ou Noturno. Essa última opção também se aciona sozinha, e não capta imagens incríveis, mas satisfatórias para ambientes não tão grandes.

Além de assistir ao vivo, é possível armazenar vídeos na memória do celular ou usar um cartãoSD (não incluso) para gravar diretamente da câmera. Nas configurações do app, o usuário pode escolher receber notificações no celular sempre que a câmera detectar movimentos ou sons. É possível calibrar a sensibilidade da detecção e programar a câmera para fazer gravações momentâneas sempre que verificar mudanças no ambiente. O modelo também avisa quando a câmera é desconectada. Os dois primeiros recursos funcionam com bastante precisão, já o último tem um atraso de cerca de dois minutos.

Raio-X


Nome: Câmera Wi-Fi HD (DCS-936L)
Conectividade: Wireless
Resolução de Vídeo: 1280 x 720
Vem na caixa: DCS-936L, Fonte de alimentação MicroUSB, Kit de montagem, Guia rápido de instalação e Garantia
Preço sugerido: R$ 599
Site oficial: AQUI

Um ponto que preocupou durante os testes feitos pelo 33Giga foi como a parte traseira da câmera, onde a fonte de energia se conecta, esquenta. Contudo, a temperatura não influenciou na qualidade do funcionamento do produto.

Outro aspecto negativo é que a câmera não tem um alcance muito longo com a conexão, dessa forma, é imprescindível que ela fique próxima do roteador para manter a qualidade de sinal. Inclusive, a DCS-936L tem um sistema de localizador de sinal Wi-Fi: um guia LED que pisca e o orienta o melhor lugar para colocar a câmera. Por outro lado, o fio que acompanha o produto é tão curto que o usuário acaba ficando refém das paredes com tomada.

Apesar dessa pequena limitação e do preço mais salgado, a câmera da D-Link é uma opção para se cogitar se você estiver pensando em monitorar um pequeno estabelecimento, escritório, crianças e até animais de estimação por conta própria.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Menu