33Giga Tecnologia para pessoas

Ciência

UFSC recruta mulheres de todo o Brasil para caçar asteroides

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o programa Caça Asteroides 2024. A iniciativa, que faz parte do Meninas na Ciência, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Física da faculdade, visa capacitar mulheres para descobrir asteroides. A empreitada tem como parceiros o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a NASA.

Leia mais:
Asteroid Launcher: site simula impacto de asteroide em qualquer lugar do mundo
10 invenções da NASA que ganharam o cotidiano
Oumuamua: tudo o que se sabe sobre o objeto misterioso

Na prática, a UFSC ministra treinamento presencial em Florianópolis, Joinville e Blumenau e também online, que ensina as mulheres a identificar objetos astronômicos, bem como elaborar e enviar relatórios com os possíveis asteroides encontrados. Caso a NASA confirme que o objeto é de fato um asteroide, a participante que o descobriu tem direito a nomeá-lo.

A procura dos asteroides é feita em um programa específico, que precisa ser instalado em um computador com sistema operacional Windows. Também é necessário ter acesso à internet. Caso a participante não tenha os pré-requisitos em casa, é possível usar computadores do Campus Blumenau da UFSC para realizar a atividade.

As inscrições para participar do Caça Asteroides 2024 já podem ser feitas por meio deste formulário. Não é preciso ter vínculo com a UFSC ou conhecimento prévio sobre o assunto. Basta ter interesse pelo tema e possuir a partir de 12 anos de idade.

Na edição de 2023, a equipe montada pela universidade descobriu oito candidatos a asteroides. Cinco deles pelos olhos da estudante Ana Lindsey Nogueira Fernandes, estudante de Licenciatura em Química na UFSC Blumenau.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga