33Giga Tecnologia para pessoas

Apps & Software

Slow Dating: conheça a prática preferida de relacionamentos

O Bumble, o aplicativo de encontros que incentiva as mulheres a dar o primeiro passo, lançou seu relatório de tendências anual. O app obteve informações de mais de 25.000 solteiros em todo o mundo para identificar o que irá definir os relacionamentos no próximo ano.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

2024 tem tudo para ser o “ano do eu”, com a pesquisa do Bumble mostrando que mais da metade (61%) das mulheres pesquisadas estão entrando no novo ano com uma visão muito clara do que desejam para suas vidas românticas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Além disso, autocuidado e saúde mental tornam-se prioridade, com mais da metade (66%) dos solteiros alegando estarem mais abertos sobre tais assuntos e fazendo um esforço consciente para desacelerar –reformulando a forma como namoram para se auto-protegerem. 28% disseram praticar o “slow dating“, preferindo qualidade em relação a quantidade, principalmente as mulheres.

Na verdade, um terço das mulheres está procurando ativamente pessoas que valorizem tanto o tempo quanto o autocuidado. Isso traz de volta uma tendência que o Bumble identificou na pandemia, desafiando a “jobificação” do amor, com 1 em cada 3 pessoas não gostando de sair com quem trata os encontros como uma tarefa obrigatória.

As previsões de tendências de encontros do Bumble incluem os itens a seguir.

Romance intergeracional

Ampliando o conceito de namorar fora do seu “tipo”, houve um aumento nos relacionamentos intergeracionais. Os solteiros no Bumble estão cada vez mais abertos a conexões com pessoas mais velhas e mais jovens.

Para 51% das pessoas, a idade não é um fator definidor ao namorar, com quase metade (48%) das mulheres dizendo que agora estão mais abertas a namorar alguém 1-2 anos mais jovem. Também estamos mudando a forma como vemos os relacionamentos dos outros, com mais de 1 em cada 3 (35%) mulheres no Bumble afirmando que vem julgando menos relacionamentos com diferenças de idade ao longo do último ano.

Causas compartilhadas

Os solteiros de hoje valorizam prioridades compartilhadas e esperam que seus parceiros não apenas se preocupem com causas sociais, mas também se envolvam ativamente. Val-Core refere-se ao aumento das pessoas valorizando o envolvimento em questões que lhes importam.

Para 32% das pessoas no Bumble, é essencial que seu parceiro se envolva ativamente na política e em causas sociais, e isso os torna mais atraentes. Quando se trata de encontros, a pesquisa do Bumble mostra que as mulheres são menos receptivas a pessoas com visões políticas diferentes, e para mais da metade (54%) das mulheres, o potencial parceiro não estar ciente dos problemas da sociedade é considerado um “turn-off”.

Aceitação radical

Houve aumento de pessoas que buscam o auto-aperfeiçoamento, lutando para se tornarem a versão perfeita de si mesmas. Isso levou a maioria dos solteiros (72%) a sentir pressão constante para encontrar maneiras de melhorar constantemente, deixando 20%  se sentindo indignos de um parceiro.

Olhando para 2024, os solteiros estão se rebelando contra a busca constante pela melhoria pessoal, com mais de 2 em cada 3 mulheres pesquisadas (67%) tomando medidas ativas para serem mais felizes com quem são aqui e agora. Na verdade, 34 % das mulheres agora só vão namorar pessoas que não tentem mudá-las.

Intimidade emocional

Para as pessoas de hoje, e especialmente para as mulheres, parece que a atração se resume a uma coisa fundamental: intimidade emocional. Os solteiros estão focados em encontrar segurança e compreensão, com mais de um terço (36%) das pessoas entrevistadas no Bumble acreditando que a intimidade emocional é agora mais importante do que o sexo.

Quando se trata de encontros, 3 em cada 4 mulheres (77%) afirmam que é fundamental que seu parceiro tenha compreensão tanto da intimidade emocional quanto da física. Em 2024, é hora de entrar em contato com suas emoções.

Nova masculinidade

O ano tem sido marcado por conversas globais sobre masculinidade e papéis de gênero na moda, mídia, música e cinema.

Quando se trata de relacionamentos, 30% dos homens afirmam ter mudado ativamente seu comportamento, tornando-se mais vulneráveis e abertos com as pessoas com quem estão saindo. Para a mesma porcentagem de homens, essa abertura recém-descoberta teve um impacto positivo em sua saúde mental.

Menos pressão

As pessoas, especialmente as mulheres, continuam a sentir uma pressão constante para seguir os caminhos tradicionais de relacionamentos. Em 2024, estamos vendo o declínio dessas expectativas em favor das mulheres que escolhem ativamente construir seu próprio caminho, com 1 em cada 3 (37%) mulheres dizendo que não estão mais focadas em seguir esses marcos tradicionais.

Isso se reflete nas intenções, com 69% das mulheres procurando um relacionamento de longo prazo e apenas 10% buscando o casamento. Para 20% das mulheres, isso significa namorar apenas pessoas que têm a mesma perspectiva em relação ao que procuram. Para 15%,  isso significa evitar ativamente amigos e familiares que as pressionam.

“Nossa pesquisa mostra que as conversas culturais estão influenciando fortemente a forma como as pessoas no Bumble abordam o namoro: fortalecendo seu senso de identidade e buscando indivíduos que valorizam o que é importante para eles, seja causas sociais, estilos de vida ou simplesmente seu time esportivo favorito”, afirma Javier Tuirán, Diretor de Comunicação para o Bumble na América Latina..

“Em 2024, começa uma nova era no namoro, na qual as pessoas terão mais poder do que nunca para priorizar o que valorizam e o que não estão dispostas a tolerar, resultando em uma clareza renovada sobre seus desejos românticos”, finaliza.

Para ajudar os solteiros a tirarem o máximo proveito de 2024, o Bumble introduziu novos recursos, como Best Bees, um conjunto diário de quatro perfis compatíveis que o auxiliarão a encontrar conexões mais relevantes de maneira mais rápida. Viu alguém que compartilha sua paixão por esportes ou sustentabilidade? Você pode enviar uma mensagem a essa pessoa usando a função de Elogios.