Carros & Mobilidade
Brasil ou México: quem vence disputa e lança carro nacional primeiro?
- Créditos/Foto:Divulgação/Lecar
- 05/Novembro/2024
- Da Redação, com assessoria
A competição entre Brasil e México deve se acirrar com o anúncio de que o país de origem hispânica planeja lançar um carro nacional. O projeto Olinia, um veículo com o selo “made in Mexico”, foi apresentado pela presidente, Claudia Sheinbaum, que busca desenvolver uma alternativa acessível e que represente um símbolo do progresso tecnológico e econômico da nação.
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No Brasil, a Lecar, montadora nacional anunciada em dezembro de 2023 por Flávio Figueiredo Assis, caminha em alta velocidade para entregar um carro nacional híbrido. O modelo Lecar 459 Híbrido possui um motor de tração 100% elétrico Hepu de 165 cv e um motor à combustão 1.0 Turbo de 3 cilindros flex fuel (etanol e gasolina), da Horse, joint venture Renault e Geely, com um gerador de energia WEG que recarrega uma bateria da fabricante Winston para alimentar o motor elétrico de tração.
Com tecnologia de assistente de direção semiautônoma da Openpilot nível 2, o carro tem autonomia prevista de 1.000 quilômetros com 30 litros de etanol e emissões reduzidas, além de design inspirado na Amazônia. “Temos plena convicção de que nosso carro tem total potencial para ganhar espaço não só no Brasil e na América Latina, mas no mundo todo”, projeta Assis.
Enquanto isso, no México, segundo a presidente, a perspectiva do governo é criar um carro elétrico compacto e com identidade mexicana, do design à fabricação. Isso envolveria não apenas reduzir a dependência de importações, mas também impulsionar a indústria automotiva nacional e aproveitar recursos locais, como o lítio, para a fabricação de baterias.
O projeto faz parte do chamado Plano Sonora, uma iniciativa do governo que busca aproveitar os recursos naturais do estado de Sonora, como o lítio, essencial para os carros elétricos. A perspectiva é que o Olinia gere milhares de empregos na região e fortaleça as cadeias produtivas locais, o que daria ao México maior independência tecnológica e econômica no setor automotivo. “Olinia tem o potencial de mudar tudo no México”, argumenta a presidente.
A viabilidade do projeto, contudo, ainda depende de uma série de fatores, desde a qualidade do design até o preço final do veículo. As expectativas são altas, e tanto o governo quanto os mexicanos esperam que este carro cumpra todas as promessas feitas até agora. Se isso, de fato, acontecer, o veículo poderá atender não apenas o mercado interno, como se tornar um modelo para outros países da região, de acordo com as expectativas de Claudia.
No Brasil, o Lecar 459 Híbrido já tem data para chegar às ruas. A empresa anunciou a construção de sua fábrica em Sooretama, no Espírito Santo, e entrega o primeiro lote de veículos em agosto de 2026. Interessados já aderiram à lista de espera disponível no site da montadora, por R$ 1.300. Os primeiros mil clientes terão uma versão exclusiva Founder Edition, pelo preço de R$ 147.900. A perspectiva é produzir 120 mil carros por ano. “Essa disputa vai dar ainda mais sabor ao desenvolvimento do nosso carro. Queremos golear o México e apresentar o carro muito antes deles”, finaliza Assis.