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Próxima geração do Xbox terá console dedicado a jogos via streaming

A Microsoft anunciou na última edição da E3, que ocorreu em junho de 2018, que estava trabalhando em uma nova geração do Xbox. Mas pouco foi detalhado sobre o assunto. Até esta semana. É que o Thurrott, site gringo dedicado à empresa de Bill Gates, apurou que a companhia está trabalhando em dois consoles e um deles será focado apenas em jogos via streaming.

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Boatos sobre a nova geração do Xbox

Segundo o Thurrott, um dos consoles será o sucessor do Xbox One, tendo uma pegada mais tradicional. Ele terá um hardware parrudo e será focado na jogatina local. Consequentemente, terá valor mais elevado.

Mas o grande diferencial fica por conta da segunda versão do console. É que ele rodará apenas a plataforma de streaming de jogos da Microsoft. Chamada de Scarlett Cloud, a ideia é que o serviço seja uma espécie de Netflix dos games. O usuário pagará uma mensalidade camarada e terá acesso a uma série de títulos.

O problema do streaming para jogos é que, diferentemente de uma música ou um filme, não há como armazenar buffer do conteúdo. Para resolver este problema, a Microsoft estaria disposta a dividir o processamento do game. Parte dele ficará na nuvem e parte será realizada localmente.

Uma das vantagens de rodar o game parcialmente na nuvem é que o hardware local, onde o jogador está, não precisa ser extremamente potente. Apenas duas exigências são necessárias para uma boa experiência: baixa latência e conexão rápida do lado de quem joga. Estas poucas funções, inclusive, fazem com que o preço de mercado do console acabe sendo mais barato.

Ainda vale destacar que a ideia da Microsoft é tornar o Scarlett Cloud jogável de qualquer dispositivo. Além do console dedicado, será possível acessá-lo do videogame tradicional, de um computador e até em smartphones e tablets.

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Abaixo, relembre alguns videogames que fizeram história:

Relembre consoles clássicos, jogos consagrados e até títulos que viraram sucessos de bilheteria: Lançado em 1977, o Atari 2600 consagrou clássicos como Pac-Man, Space Invaders e Pitfall. |Crédito: Great Beyond via Visual hunt / CC BY-NC-SA
Um dos consoles mais clássicos, o Nintendo Entretainment System (NES), ou Nintendinho no Brasil, foi lançado no mercado japonês em 1983, com o nome de Famicom. |Crédito: mouseshadows via VisualHunt / CC BY-NC
A versão americana do Nintendinho só chegou ao mercado em 1985. Ícones eternos como o Super Mario, Zelda e Donkey Kong, nasceram neste console. |Crédito: Emilio J. Rodríguez-Posada via Visual Hunt / CC BY-SA
Lançado pela Sega em 1985, o Master System foi a resposta da empresa ao Nintendinho, ainda na era 8-bits. |Crédito: Mister Xiado via VisualHunt / CC BY-NC-SA
Sucessor do Master System, o Mega Drive estreou a era 16-bits na Sega, em 1988. Maior mascote da empresa, o Sonic surgiu durante essa era. |Crédito: unloveablesteve via Visualhunt / CC BY-NC-SA
A resposta da Nintendo veio em 1990, com o lançamento do Super Nintendo, ou Super Famicom, no Japão. |Crédito: ertailara via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Versão japonesa do Super Nintendo. |Crédito: Morku via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
A rivalidade entre Nintendo e Sega também invadiu os consoles portáteis. Em 1990 nascia o Nintendo Game Boy. |Crédito: Kristoffer Trolle via VisualHunt / CC BY
Ainda em 1990, a Sega respondeu ao lançamento da rival e apresentou o Game Gear, sua versão para portátil. Seu diferencial era a tela colorida, enquanto o Game Boy era monocromático. Mesmo assim, foi ofuscado pelo rival e praticamente esquecido no mundo dos games. |Crédito: xabi via Visualhunt.com / CC BY
Enquanto Sega e Nintendo disputavam a preferência do mercado, a Sony apresentou em 1994 o PlayStation. Utilizando CD como mídia, e não cartuchos, foi um sucesso de vendas, sendo um dos videogames mais vendidos da história. |Crédito: uencio via VisualHunt / CC BY-NC-SA
Em 1996 foi lançado o Nintendo 64, substituindo o SNES. Embora tenha perdido a liderança do mercado, marcou sua geração com grandes clássicos, como Zelda Ocarina of Time e 007 Goldeneye. |Crédito: alanosaur via Visualhunt / CC BY-NC-SA
O Game Boy Color, de 1998, trouxe as primeiras cores na tela do portátil. |Crédito: Photo credit: Regonold via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Em 1999 a Sega lançou o Dreamcast, seu último console. Ele teve vida curta, sendo anunciado em 2001 que o console seria descontinuado, deixado os fãs da marca órfãos. |Crédito: barité via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
A Sony apresentou em 2000 o PlayStation 2, sucessor de seu primeiro console. O sucesso foi imediato e o console vendeu mais de 150 milhões de unidades. |Crédito: PseudoGil via VisualHunt / CC BY
Sony PlayStation 2. |Crédito: Deni Williams via Visualhunt.com / CC BY
O GameCube marcou a entrada da Nintendo na sexta geração dos videogames, em 2001. |Crédito: luftholen via Visual hunt / CC BY-SA
A Microsoft também resolveu entrar na onda dos consoles, lançando em 2001 o primeiro Xbox. Não fez tanto sucesso, mas popularizou os jogos de tiro em primeira pessoa nos consoles. |Crédito: jagelado via Visual Hunt / CC BY-NC
Em 2001 a Nintendo lançou o Game Boy Advance, um de seus portáteis mais populares. |Crédito: Vadu Amka via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Dois anos mais tarde, em 2003, o Game Boy Advance SP foi lançado, com design diferenciado e tela com iluminação, que permitia que o portátil fosse utilizado até em ambientes escuros. |Crédito: uberLAB via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
Em 2004 foi lançado o Nintendo DS, sucessor do Game Boy Advance. |Crédito: s3rioussam via Visual hunt / CC BY-NC
No mesmo ano a Sony apresentou o PSP, seu primeiro portátil. |Crédito: Rowan Peter via VisualHunt / CC BY-SA