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Por que a Black Friday 2022 não funcionou?
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 30/Dezembro/2022
- Da Redação
Pesquisas de mercado apontam que as compras no e-commerce durante a Black Friday 2022 apresentaram uma queda de 23% a 28% na comparação com o ano passado. Para ajudar as empresas a avaliar os resultados obtidos, a RankMyApp analisou dados dos últimos 4 anos sobre o comportamento dos usuários de aplicativo em aparelhos Android durante a data.
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O estudo aponta que, em 2020 e 2021, o engajamento com o conteúdo dos apps foi mais relevante da terceira para a quarta semana de novembro. Em 2022, isso aconteceu da primeira para a segunda semana do mês – o que é um indicativo de que o comércio antecipou as estratégias preparadas para Black Friday 2022.
“As campanhas e os esforços para promover promoções foram antecipados e diluídos em função da Copa do Mundo e das eleições, que polarizaram e criaram incertezas econômicas. Provavelmente, essa seja a explicação mais plausível para que a Black Friday não tenha correspondido às expectativas em 2022”, analisa Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp.
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De 2019 para 2020, o número de reviews negativos em relação aos positivos vinha decrescendo. Entretanto, de 2020 para 2021 e de 2021 para 2022 a tendência foi de crescimento do número de reviews negativos/positivos, com destaque para o aumento de 18,37%, mostrando que os números caíram e a insatisfação aumentou.
Outro dado importante é sobre os novos reviews (avaliações com análises). Segundo o estudo da RankMyApp, em 2022, os números caíram muito na comparação com novembro dos últimos dois anos.
“O que chama a atenção é que a maior quantidade de reviews foi registrada na segunda semana do mês, e não na semana da Black Friday 2022. É mais um sinal para as empresas trabalharem o relacionamento com os consumidores via app, já que, quanto mais eles falam da empresa, do produto ou do próprio aplicativo, haverá maior tendência de que se mantenham fiéis”, finaliza Thedim.
Black Friday 2022: Keywords
Considerando o período entre 23 e 27 de novembro de 2002, o termo Black Friday foi o maior destaque dentre as palavras-chave pesquisadas, seguido de outros termos como “comprar” e “online”. Em relação a segmentos, destacaram-se roupas, sapatos, artigos esportivos, perfume e eletrônicos. Em menor quantidade aparecem celulares e notebooks.
Na análise da RankMyApp, as buscas por Black Friday foram menores que nos anos anteriores, e apresentaram ainda picos cada vez mais baixos, com diminuição na atração de usuários.
Em relação às buscas por região no país, a surpresa é quanto ao Distrito Federal ocupar a primeira posição em relação aos estados com maior intensidade de buscas em relação à Black Friday, seguido por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Instalações, Desinstalações e Reinstalações
O número de instalações, desinstalações e reinstalações também foi menor em 2022 se comparado ao mesmo período (novembro) de 2021. Este ano, o aumento da segunda para a terceira semana confirma a hipótese da antecipação das promoções.
Radar de satisfação
Este mapeamento avalia a satisfação média dos usuários, e no comparativo da RankMyApp que levou em consideração as semanas do mês de novembro, os valores são mais baixos na primeira, e nas semanas 2 e 3 foram registradas as maiores médias nos scores para as subcategorias, indicando menos problemas nos aplicativos de e-commerce.
A quarta semana, que inclui o dia exato da Black Friday 2022, mostra índices pouco satisfatórios em itens importantes como performance, compras, acesso e atendimento ao cliente.