Apps & Software
Testamos: Avast Cleanup agrada por otimizar e limpar celular com um toque
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 14/Julho/2023
- Sérgio Vinícius
Eu estava com um problema ridículo (típico de classe média sofre): o sinal da Vivo pega muito mal na academia do prédio onde moro. Sempre que reiniciava o telefone por lá, o 5G era restabelecido (como acontece com frequência em locais aleatórios), mas em minutos desaparecia e voltava o H (em tese, um 3G aprimorado. Na prática, uma tartaruga correio trazendo dados).
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Comecei a pesquisar (lá na academia mesmo, aos trancos e barrancos) como resolver o problema e achei o Avast Cleanup para Android (disponível gratuitamente aqui). Ele prometia melhorar o sinal do 5G, além de fazer aquele faxinão padrão no telefone (o que poderia deixar o smartphone mais rápido, deixando também a bateria com melhor vida útil, entre outras coisas que não vêm ao caso).
Como era gratuito (versão com anúncios e tals), baixei e instalei. No primeiro uso, a Avast praticamente te obriga a dar uns trocados pelo Avast Cleanup para Android. São muitas telas com preços e planos (uma confusão dos diabos). Mas em geral começa com mais de R$ 100 ao ano e, depois de várias recusas, chega a (em média) R$ 1,50 ao mês – valor que achei justo e paguei.
Ao usar, na prática, o Avast Cleanup para Android cumpre o que promete e pode ser um ótimo aliado ao outro bom (e gratuito) programa de limpeza Google Files (já falei sobre ele aqui, quando foi lançado). De fato, o aplicativo sai caçando “sujeira” no telefone (requer várias permissões do usuário). Para realizar tudo isso, basta clicar em um botão grande na interface do aplicativo, aliás. Gostamos de facilidade de uso.
O resultado é bom: o telefone fica visivelmente mais rápido e a bateria passar a durar mais (como não fiz os testes com software, posso estar sendo sugestionado, o que é algo comum por aqui). Entretanto, de fato, o 5G passou a pegar na academia do meu prédio e é isso o que importa (não sei bem como essa bruxaria funciona e também não estou muito interessado, por ora e para efeitos deste review).
Além da balbúrdia que é para saber preços e planos, outro ponto negativo é que ele não está disponível para iOS. Fora isso, agrada – e muito – no geral e em, particular (quem quer acessar internet em cavernas ou em academias que parecem cavernas). Vale o download – mesmo porque, em tese e a muito custo – pode ser gratuito.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies