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Ferramenta de Inteligência Artificial visa descomplicar comunicação no setor jurídico

  • Créditos/Foto:https://depositphotos.com/br/in
  • 07/Fevereiro/2024
  • Da Redação, com assessoria

Acompanhar o andamento de um processo legal costuma ser uma tarefa complicada para quem precisa mover uma ação judicial, sobretudo por conta da rebuscada linguagem jurídica. Pensando em acabar com esta dificuldade, a Aurum, empresa especializada na criação de soluções para advogados autônomos, escritórios e departamentos jurídicos, se apropriou da tecnologia do momento e lançou uma nova ferramenta de Inteligência Artificial do Astrea – software criado na nuvem e comercializado sob modelo de assinatura para pequenos e médios escritórios. Chamada de Astrea IA, é destinada a facilitar a comunicação dos advogados com seus clientes.

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Fruto de um investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, a novidade transcende as barreiras do “juridiquês”, traduzindo os andamentos processuais para uma linguagem menos técnica e mais acessível. Além disso, a plataforma automatiza o envio dessas informações via e-mail, simplificando uma tarefa que, até então, exigia esforços manuais consideráveis por parte dos profissionais da área.

De acordo com Marcela Quint, CEO da Aurum, a solução garante aos advogados uma rotina facilitada, possibilitando que o contato com os clientes fique mais frequente, sem a necessidade de dedicar tempo a isso. “Dessa forma, a ferramenta permite que os profissionais possam aplicar mais esforço ao que realmente importa: prestar um atendimento de qualidade”, pontua. “A Astrea IA não apenas libera os advogados de tarefas repetitivas, mas também garante que os clientes recebam informações compreensíveis e relevantes, aumentando a transparência e a confiança no processo jurídico”, completa.

Tecnologia do momento

A Astrea IA é a segunda ferramenta da Aurum que utiliza Inteligência Artificial. Em 2019, a empresa já havia lançado a feature de classificação de Andamentos Importantes, em que a máquina passou a realizar a categorização de forma autônoma a partir da análise de trabalhos anteriores.

Embora a tecnologia esteja em alta, Marcela destaca que a IA ainda é um assunto recente, que exige estudo e responsabilidade na hora da aplicação. “Temos pretensão de aplicar Inteligência Artificial em vários segmentos, mas temos o zelo de definir quais deles já são seguros para recebê-la sem comprometer a qualidade. Hoje, o grande foco é utilizá-la para facilitar o dia a dia jurídico, e não para tomar decisões ou criar teses”, avalia.

O funcionamento da solução

Disponível para os planos Company, VIP, VIP+ e Smart (este como degustação até 31 de maio), a Astrea IA já está habilitada para os clientes da Aurum. Para utilizar a novidade, o advogado deverá selecionar seu cliente para receber as traduções por meio da plataforma. Após esta etapa, sempre que um processo vinculado a esse contato receber uma atualização, a Inteligência Artificial irá automaticamente traduzi-la.

“Vale ressaltar que a tradução será feita em uma linguagem clara e simples, evitando termos jurídicos e citações de leis ou informações técnicas, mas garantindo a explicação do conceito do andamento, como se fosse um advogado conversando com seu cliente. Além disso, a explicação incluirá informações sobre os próximos passos, quando houver”, explica Marcela.

Após a conclusão da tradução, a ferramenta enviará automaticamente a mensagem via e-mail para o contato. O advogado também tem a opção de encaminhar o aviso para o cliente por meio do WhatsApp Web.

“Ao proporcionar transparência, nossa tecnologia permite que os advogados ofereçam suporte de qualidade aos clientes sem que essa etapa seja uma tarefa onerosa. Ao simplificar a linguagem, a solução tornará a comunicação entre advogados e clientes mais natural e ágil”, finaliza a CEO da Aurum.

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