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9 dicas para aumentar a conversão de vendas na Black Friday

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 23/Outubro/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

O segundo semestre é um período repleto de datas comerciais no varejo. Além do Natal, a Black Friday já assumiu papel relevante no calendário das lojas e também dos consumidores. Segundo o Panorama de Estudo de Black Friday da Globo, cerca de 50% dos entrevistados dizem que iniciam as buscas com um mês ou mais de antecedência e seis em cada 10 brasileiros costumam entrar em listas VIP e baixar aplicativos para estarem com tudo pronto no período de compras.

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Neste ano, a Black Friday será em 29 de novembro. Portanto, outubro é o momento ideal das empresas fecharem o planejamento para a data. Para Daniel Stochero, Head de Mídia e Performance do Grupo Duo&Co, se apropriar de estratégias digitais é extremamente importante para aumentar o poder de venda dentro dos e-commerces. Pensando nisso, o profissional elencou nove dicas e benefícios para ajudar as empresas. Confira:

1. Deixe o site rápido

Um site que demora para carregar afasta clientes, além de que as plataformas de anúncios penalizam quando você tem uma página lenta. Um estudo mostra que a maioria dos sites carregou a primeira parte em até 1,8 segundo. Se o seu portal não for rápido, o cliente pode desistir da compra. Sendo assim, a dica é investir em melhorias na infraestrutura, como otimizar imagens e usar servidores rápidos, além de estratégias de SEO para ter um site adaptado para o rankeamento no digital.

2. Evite falhas técnicas

Durante a último Black Friday, muitos sites apresentaram problemas técnicos, como erros que impediam os clientes de finalizar compras. Isso pode prejudicar as vendas. Sendo assim, vale usar ferramentas para testar a capacidade de um portal em suportar acessos simultâneos de grande escala, e garantir que ele garanta o aumento de acessos. É frustrante para o consumidor enfrentar problemas técnicos em um momento de compra ou olhar para um erro 404.

3. Faça recomendações inteligentes

Poucos sites usam ferramentas de recomendação de produtos baseadas no comportamento do cliente. Mostrar itens relacionados ao que a pessoa já procurou ou comprou aumenta as chances de venda. O consumidor tendo uma experiência mais personalizada e eficaz gera mais vendas.

4. Melhore a busca no site

Muitos e-commerces não conseguem interpretar buscas mais complexas ou corrigir erros de digitação, o que faz o cliente não encontrar o que quer. Dificilmente os sites aceitam fazer upload de imagens e vídeos para localizar produtos, que poderia ser um diferencial para aumentar a receita. É recomendado investir em uma ferramenta de procura que ajuda o usuário, sugerindo resultados automáticos e corrigindo erros. Isso pode evitar que ele desista da compra por não encontrar o produto desejado.

5. Incentive os reviews com fotos

Poucos sites permitem que os clientes postem fotos nas avaliações dos produtos, e isso é um desperdício. As pessoas gostam de ver opiniões e fotos reais antes de comprar. Implementar isso ajuda a aumentar a confiança no produto e pode ser o detalhe que convence o cliente a finalizar a compra durante o período da Black Friday.

6. Use Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (RA)

Uma das grandes tendências do comércio eletrônico é o uso da Inteligência Artificial (IA) junto com Realidade Aumentada (RA) para melhorar a experiência de compra. Com a RA, o cliente pode “se ver” usando o produto, como testar roupas ou acessórios de forma virtual, antes de comprar. Isso traz mais confiança para finalizar a compra. Além disso, a IA ajuda a recomendar produtos personalizados, aumentando as chances de conversão. A Meta Ads oferece o Advantage+ e o Google Ads Performance Max e Demand Gen, que aproveitam a automação para gerar melhores resultados em todos os canais de publicidade e inventário do Google com uma única campanha.

7. A diversificação de criativos para campanhas de mídia paga

Segundo estudos, 56% do aumento das vendas de uma marca pode ser atribuído à qualidade do criativo, sendo assim é um fator-chave em campanhas sazonais. Diferentes pessoas têm diferentes razões para comprar o mesmo produto, então entregar múltiplos criativos para o mesmo produto com CTAs adaptados (preço, qualidade do produto, autenticidade, familiaridade com a loja) ajudará a atrair públicos específicos, assim garantindo que o anúncio certo chegue à pessoa certa.

8. Diversificação de meios de pagamentos

A diversidade de métodos de pagamento é crucial para o sucesso das campanhas de Black Friday. O Pix têm ganhado destaque no Brasil por sua rapidez e facilidade, permitindo que os clientes realizem pagamentos instantâneos. Isso gera maior confiança e segurança, já que o usuário está acostumado com a plataforma e sente-se mais à vontade para finalizar a compra sem complicações. Outros métodos de pagamento amplamente utilizados, como cartões de crédito e débito, boletos bancários e carteiras digitais (como PayPal, Google Pay e Apple Pay), também são fundamentais.

9. Priorize os dispositivos móveis

De acordo com o site Statista, as vendas do comércio eletrônico através de dispositivos móveis atingiram US$ 2,2 bilhões em 2023, representando 60% da receita global. O estudo também prevê que as compras através de smartphones representarão 62% até 2027. Portanto, é crucial investir em uma abordagem mobile-first que aproveite insights baseados em dados para oferecer uma experiência de compra conveniente, personalizar a experiência e simplificá-la. Além do site estar 100% adaptado para dispositivos móveis, é importante que seus criativos para as campanhas de marketing digital também estejam adaptados para o tamanho vertical, ocupando toda a tela dos inventários de mídia.