33Giga Tecnologia para pessoas

Apps & Software

Caça corruptos: aplicativo ajuda empresas a apurar casos de corrupção e desvios de conduta

  • Créditos/Foto:Pixabay
  • 24/Outubro/2017
  • Da Redação, com assessoria

A corrupção virou pauta diária no Brasil. A cada semana, novas delações, denúncias e acusações envolvendo empresas e governo recebem destacada cobertura da mídia.

Esse clima de desconfiança acendeu um sinal de alerta em empresas de todos os portes. Hoje, pequenas, médias e grandes companhias estão mais preocupadas em evitar que surjam atos de irregularidades e corrupção internos. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da consultoria Deloitte em 2013, 30% das empresas brasileiras afirmaram ter um programa de compliance. Esse percentual subiu para 65% em 2016.

Foi pensando nesse cenário que o advogado Fábio Moreno e o engenheiro André Cepukas desenvolveram o IComply, um aplicativo que auxilia o empresário a regularizar e controlar de forma mais certeira possíveis atos de corrupção em sua empresa. A ferramenta possibilita a implementação eficaz de um Programa de Compliance, protegendo a companhia e os administradores. Está disponível para Android e iOS.

Leia mais
Google da Lava Jato: use palavras-chave para pesquisar documentos da operação
Plataforma permite consultar se um político está na lista de delação premiada da Odebrecht
Vigie Aqui: extensão do Chrome destaca políticos investigados ou corruptos na internet

O IComply veicula documentos e comunicados institucionais, treinamentos e questionários, vídeos e entrevistas sobre compliance. Ou seja, mostra o que o usuário deve fazer para estar em conformidade com leis e regulamentos internos. E mais: o app alcança todos os colaboradores, sejam terceiros, fornecedores ou demais parceiros. Há também um canal de denúncia anônimo, além de grupos de discussões realizados pelos próprios usuários.

Outro objetivo do aplicativo é aprimorar e facilitar o acesso ao programa de compliance, produzindo provas positivas para a empresa a partir dos dados de acesso gerados, como tempo de uso, participação em treinamentos, respostas aos questionários.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas