33Giga Tecnologia para pessoas

Apps & Software

Confira 5 aplicativos para quem tem TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Trata-se de um distúrbio neurológico que, entre os principais sintomas, desponta a dificuldade para se concentrar e cumprir tarefas. Isso, porém, já pode ser aliviado com a ajuda da tecnologia. Conheça cinco aplicativos para quem tem TDAH. São opções recheadas de recursos que prometem estruturar o dia a dia dos portadores.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. ADHD White Noise + Brown, Pink

Os desenvolvedores deste aplicativo se basearam em pesquisas que dizem que as pessoas com TDAH podem permanecer focadas por mais tempo em uma atividade dependendo do ruído que está ao fundo. Por isso, o programa oferece três tipos diferentes de som que mascaram barulhos ao redor que podem causar distração. Está disponível para Android e iOS.

2. Focus Keeper

Este aplicativo para Android e iOS trabalha com o Método Pomodoro, que ajuda a manter a produtividade por períodos definidos. Na prática, a cada 25 minutos focados em uma tarefa, a pessoa ganha um intervalo de 5 minutos para descansar. A estratégia pode ser ideal para quem tem TDAH, uma vez que existe certa luta para se concentrar nas atividades certas.

3. How We Feel

How We Feel foi projetado para ajudar as pessoas a obter uma melhor visão a respeito das causas e consequências de suas emoções e aprender estratégias baseadas em pesquisas para regular os sentimentos e alcançar o bem-estar. Também inclui um minicurso sobre emoções e um relatório para compreender os padrões ao longo do tempo. Está disponível para Android e iOS.

4. Routinery

Disponível para Android e iOS, Routinery permite que o usuário crie tarefas e defina a duração exata de cada uma para evitar pensar demais. Os lembretes de áudio e cronômetros visuais ajudam a manter o controle da rotina. E mais: o app recompensa a consistência com emblemas, que visam dar a sensação de dever cumprido e incentivar a pessoa a continuar.

5. Todoist

A última dica entre os aplicativos para quem tem TDAH é o popular Todoist. Trata-se de um gerenciador de atividades prático e com interface descomplicada. Com ele é possível criar várias listas do que precisa fazer no dia, semana, mês e até no prazo de um ano. As relações podem ser compartilhadas, incluir comentários e até delegar tarefas. Está disponível para Android e iOS.