Dicas
Aplicativo de economia colaborativa deixa serviço de entregas mais barato
- Créditos/Foto:danielfoster437 via VisualHunt / CC BY-NC-SA
- 22/Junho/2016
- Bianca Bellucci
A economia colaborativa, também conhecida como economia compartilhada, é baseada em um sistema de trocas ou pequenos pagamentos por bens ou serviços. O 33Giga já indicou apps que utilizam tal premissa, como o PetHub, que ajuda quem vai viajar a encontrar uma pessoa disposta a hospedar seu bichinho (clique aqui e veja mais exemplos). Agora, chega ao mercado o Eu Entrego, um aplicativo que conecta pessoas e empresas à comunidade de entregadores independentes.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Na prática, o usuário que precisa fazer uma entrega descreve a solicitação indicando o tamanho e peso da encomenda (não há restrição de itens). Feito isso, ele define local e data de retirada do objeto, bem como prazo de entrega e endereço final. Por fim, indica o quanto pretende pagar por esse serviço.
O Eu Entrego repassa a oferta aos entregadores mais próximos, que podem aceitar ou negociar o valor da demanda. Assim que o acordo é selado, o usuário passa a ter uma visão completa da localização do profissional, que pode reportar cada passo do serviço. Ao final, o pagamento é realizado dentro do próprio app, via cartão de crédito.
Embora seja um mercado aberto, no qual não há um valor mínimo de cobrança, o Eu Entrego garante que as entregas feitas pelo aplicativo são em média 15% mais econômicas do que as realizadas com motoboys tradicionais ou Correios. Vale ressaltar também que os entregadores passam por uma triagem antes de serem adicionados ao sistema. O app está disponível para Android e iOS.