33Giga Tecnologia para pessoas

Notícias

Apesar da fama hostil, apenas 1% dos jogadores de LoL apresentam comportamento agressivo

A Riot Games realiza frequentes estudos sobre o comportamento do jogador de League of Legends. Uma das suas mais recentes pesquisas, contou com o apoio de cientistas que analisaram as interações entre os gamers em um universo de 67 milhões de jogadores de LoL.

O estudo revela que apenas 1% dos jogadores são consistentemente “tóxicos” e essa pequena parcela é responsável por 5% da agressividade presente em League of Legends. Todo o restante do comportamento negativo é fruto de gamers que estão em um dia ruim ou em um momento de frustração no jogo ou fora dele.

Segundo Marcio Orlandi, diretor de Produtos da Riot Games Brasil, promover o comportamento positivo tem sido uma prioridade para a empresa. Por isso, a companhia mantém times de especialistas dedicados especialmente a esse fim. “Atualmente, a Riot Games trabalha com modelos de inteligência artificial que são capazes de dar feedback a jogadores com comportamento negativo em cerca de 15 minutos após o final de uma partida. A empresa também busca ajudar os gamers reconhecerem e valorizarem o comportamento positivo e proativo, de modo que a própria comunidade se regule”, comenta.

Além das iniciativas globais, a Riot Games Brasil desenvolveu modelos de interação entre jogadores em eventos de fórum, como o Detetive LoL e as Dicas de Comportamento. Também criou o Projeto GGWP, composto por quadrinhos e murais que dão destaque a jogadores especialmente positivos. Por fim, há um modelo de podcast que discute temas de comportamento e está em teste.

Os dados também indicam que, mesmo que a Riot Games simplesmente banisse a maioria dos jogadores considerados tóxicos, o problema não seria solucionado, já que os gamers recorrentemente agressivos são uma minoria de 1%. Para ajudar os jogadores a mudarem seu comportamento, a empresa trabalha com a aplicação de conceitos básicos de psicologia. Uma de suas ferramentas exibe mensagens um pouco antes de uma atividade que pode resultar em mau comportamento.

Foram separadas 24 mensagens ou dicas que serão exibidas durante o jogo, incluindo frases que incentivam o bom comportamento, como “Jogadores que cooperam com seus companheiros ganham 31% a mais das partidas”, e outras que desmotivam o mau comportamento, como “O desempenho de seus companheiros de equipe piora se você fizer uso de harassment após um equívoco”.

O aviso sobre o harassment (termo utilizado quando um jogador resolve atormentar outro) reduziu as atividades negativas em 8,3%, abuso verbal em 6,2% e linguajar ofensivo em 11%. Já as mensagens positivas sobre cooperação dos jogadores resultaram na redução do linguajar ofensivo em 6,2% e houve benefícios menores em outras categorias.