33Giga Tecnologia para pessoas

Negócios

Descubra os principais erros na hora de anunciar no Google Ads

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 28/Fevereiro/2023
  • Da Redação, com assessoria

O Google Ads é uma solução de publicidade online que as empresas usam para promover produtos e serviços na pesquisa do Google, no YouTube e em outros sites. Com uma tecnologia inteligente, a plataforma exibe os anúncios aos clientes em potencial exatamente quando eles estiverem interessados nos itens. Com uma conta cadastrada, os anunciantes podem personalizar orçamentos e segmentação, e iniciar ou interromper a exibição de propagandas quando quiserem. Também permite que as companhias escolham metas específicas, como gerar mais ligações ou visitas ao site.

Para Gustavo Coelho, consultor em anúncios digitais e especialista em Google Ads, essa aparente facilidade em usar a ferramenta e criar anúncios aleatórios e sem planejamento pode causar prejuízos financeiros e não gerar o retorno esperado para o negócio. “A plataforma é complexa. A fórmula para usá-la é de 80% estratégia e 20% técnica. Você precisa ter foco do negócio e do público que quer alcançar”, alerta.

Pensando nisso, o especialista destaca de que forma o empreendedor pode começar a usar o Google Ads. Confira!

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Passo a passo

1. Defina metas: “Comece selecionando sua meta. Por exemplo, atrair mais visitantes para o site ou gerar mais ligações para a empresa”, ressalta Gustavo.

2. Geolocalização dos anúncios: “Em seguida, selecione a área geográfica em que você quer que o anúncio apareça. Pode ser dentro de um pequeno raio de distância da empresa ou uma área mais ampla, como cidades, estados ou países”, explica o especialista em Google Ads.

3. Tenha um orçamento: “Crie sua publicidade e defina um orçamento mensal de acordo com seu potencial disponível naquele momento”, orienta Gustavo. “Feito esse passo a passo, quando o anúncio for aprovado, ele será exibido sempre que usuários na área de segmentação pesquisarem um produto ou serviço como o seu. A plataforma funciona de forma que você só paga se os internautas interagirem com o anúncio, por exemplo, quando clicam nele ou ligam para a empresa”, explica o especialista.

Tipos de anúncio

Um ponto importante na hora de anunciar na plataforma é entender que existem três tipos básicos de anúncio do Google Ads:

  • Campanhas da rede de pesquisa: exibem anúncios em forma de texto nas páginas de resultados do Google quando alguém faz uma busca por um produto ou serviço semelhante ao anunciado;
  • Campanhas da Rede de Display: normalmente, mostram anúncios em forma de imagem em sites ou aplicativos que os clientes visitam;
  • Campanhas de vídeo: em geral, exibem anúncios em vídeo de 6 ou 15 segundos antes ou durante a reprodução do conteúdo do YouTube.

Métricas

“Duas métricas importantes de serem avaliada são o CPC (Custo Por Clique) e o PPC (Pagamento Por Clique), que são modelos de publicidade em que você só paga por um anúncio se alguém clica nele”, ressalta Gustavo. Há também outros modelos disponíveis na plataforma. São eles:

  • Custo por impressão: você paga com base na quantidade de vezes que seu anúncio é exibido (não nos cliques que receber);
  • Custo por engajamento: você paga quando um usuário conclui um engajamento predefinido (como assistir a um anúncio em vídeo).

Principais erros ao anunciar no Google Ads

De acordo com o consultor, 90% das pessoas que apostam no Google perdem entre 30% e 50% do orçamento investido por não anunciarem de forma correta. “Todos os dias existem pessoas que buscam o nome do seu produto ou serviço. Mas muitas empresas não são vista por esses usuários. Ao utilizar o Google Ads de forma correta, você pode aumentar a visibilidade do anúncio, principalmente, com pessoas qualificadas”, diz Gustavo.

Com base nessa realidade, o especialista lista os principais erros na hora de anunciar e dá dicas de como evitar gastar dinheiro e acertar o público-alvo:

1. Ter muitas palavras-chave na campanha: “Esse tipo de anúncio atrapalha a inteligência da ferramenta, porque o Google já faz essa correlação com as palavras. Então, não tem necessidade de colocar palavras semelhantes. Por exemplo, TV e televisão”, orienta.

2. Colocar palavra sem objetivo: “Uma péssima estratégia já que elas não vão dar um volume de cliques tão grande. O ideal é fazer um resumo das palavras-chaves para que tenham eficácia. Só coloque palavras relacionadas ao seu produto ou serviço”, explica Gustavo.

3. Escolher palavra-chave ampla: “Quando você opta por esse caminho, o público é ampliado. É preferível segmentar o usuário que realmente vai comprar seu serviço produto. Escolher as palavras-chave certas pode garantir a exibição dos anúncios aos clientes qualificados”, ressalta o consultor.

4. Criar muitos anúncios responsivos ao mesmo tempo: “É aquele que tem vários anúncios dentro dele. Depois que as descrições e os títulos são adicionados, o Google Ads cria várias combinações de propaganda para evitar redundância. Você pode ter até 15 títulos e quatro descrições em um único anúncio responsivo de pesquisa, diferentemente do formato de texto expandido”, comenta o especialista.

5. Nunca deixe seu crédito acabar: “É melhor pausar a campanha do que deixar o crédito acabar. Quando isso acontece, a ação perde a inteligência e você enfraquece tudo que já conquistou. Então, a dica é instale o Google Ads no seu celular. No aplicativo você consegue acompanhar o saldo da sua conta. E o programa avisa quando o crédito estiver baixo. Assim, você evita zerar totalmente a conta do seu investimento”, finaliza Gustavo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga