33Giga Tecnologia para pessoas

Streaming

10 melhores animações que não são da Disney para assistir via streaming

  • Créditos/Foto:Divulgação/DreamWorks
  • 12/Setembro/2022
  • Bianca Bellucci

Apesar de dominarem o gênero, é possível encontrar nos serviços de streaming animações que não são da Disney, mas que são tão boas quanto. Estúdios, como o japonês Ghibli e o norte-americano DreamWorks, produzem obras que vêm conquistando fãs há anos. Nesta lista, você encontra 10 dos melhores filmes para ir além da empresa do Mickey Mouse. O ranking foi baseado no Metacritic, site que analisa críticas de veículos renomados e atribui uma única nota a partir delas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. A Viagem de Chihiro (2001): Nota 9,6 – Disponível na Netflix

Neste filme do Studio Ghibli, Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados em porcos, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família à realidade.

2. Sita Sings the Blues (2008): Nota 9,3 – Disponível no Libreflix

Sita Sings the Blues é uma obra da animadora Nina Paley, que faz um paralelo entre sua própria história e o épico indiano Ramayana. Na prática, a trama acompanha Sita e Rama, um casal de deuses que não consegue cumprir a missão que a princípio parecia simples: fazer o casamento dar certo. Mesmo dilema que Nina e seu marido estão vivendo.

3. Memórias de Ontem (1991): Nota 9 – Disponível na Netflix

Taeko é uma mulher solteira de 27 anos que se dedica apenas ao trabalho. Ela sai de sua nativa Tóquio pela primeira vez e viaja a Yamagata para visitar a família da irmã durante a colheita anual de açafrão-bastardo. Ao longo da viagem, a jovem começa a questionar se sua vida estressante é o que desejava quando mais nova.

4. O Conto da Princesa Kaguya (2013): Nota 8,9 – Disponível na Netflix

Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas terá que enfrentar a punição por suas escolhas.

5. A Fuga das Galinhas (2000): Nota 8,8 – Disponível na Netflix

Em uma granja localizada no interior da Inglaterra, a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Mas a galinha Ginger busca incessantemente um meio de escapar do fim trágico que seus donos reservaram. Quando o galo Rocky surge com a promessa de ensiná-la a voar, ela se agarra à oportunidade.

6. Wolfwalkers (2020): Nota 8,7 – Disponível na Apple+

Em uma época de superstição e magia, em que os lobos são considerados criaturas demoníacas, Robyn, uma jovem caçadora aprendiz, vai para a Irlanda com seu pai na tentativa de eliminar um último bando. Quando a jovem salva uma garota nativa selvagem, sua amizade a leva a descobrir o mundo dos Wolfwalkers, transformando-a na mesma coisa que seu pai tem a tarefa de destruir.

7. Meu Amigo Totoro (1988): Nota 8,6 – Disponível na Netflix

Dentre as animações que não são da Disney está O Meu Vizinho Totoro. Na trama, duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.

8. Nausicaä do Vale do Vento (1984): Nota 8,6 – Disponível na Netflix

Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem o estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente e se vê obrigada a sair em uma jornada para tentar evitar outra guerra devastadora.

9. Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008): Nota 8,6 – Disponível na Netflix

Certa manhã, enquanto está brincando na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso em um frasco de doce. Ele liberta o animal, a quem dá o nome de Ponyo, e promete protegê-lo para sempre. Mas o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, vai fazer de tudo para que ele regresse às profundezas.

10. Minha Vida de Abobrinha (2016): Nota 8,5 – Disponível no Amazon Prime Video e no Globoplay

Minha Vida de Abobrinha é a última entre as animações que não são da Disney. Na trama, Ícaro, apelidado de Abobrinha, perde sua mamãe em um acidente e é levado por Raymond, um policial, a um lar para crianças. Lá, ele faz novos amigos, como Simon, Ahmed, Jujube, Alice e Béatrice, que não foram poupados pela vida. Um dia, é a vez de Camille chegar para morar no orfanato.

Leia mais:
Os 100 melhores filmes de animação de todos os tempos
Estúdio D’Art Shtajio traz representatividade de minorias para animes
Site calcula quanto tempo você passou assistindo a séries, desenhos e novelas