Notícias
Alerta: 81% das violações de dados são produzidas por problemas associados às senhas
- Créditos/Foto:Designed by Freepik
- 19/Dezembro/2017
- Da Redação, com assessoria
A LastPass, ferramenta para gerenciamento de senhas, divulga um estudo que dá um panorama geral da realidade cotidiana das senhas no local de trabalho. Com base em dados anônimos agregados de empresas usuárias da plataforma, 81% das violações de dados confirmadas são produzidas por problemas associados às senhas. Apesar das notícias alarmantes, muitas companhias não conseguem se proteger contra essa ameaça, sendo que 61% dos executivos de TI dependem exclusivamente do treinamento dado aos funcionários para gerenciar suas próprias senhas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Para a LastPass, o que realmente falta às empresas é o conhecimento sobre os riscos. Um exemplo é o número de funcionários que usam senhas compartilhadas e o perigo que representam quando não são protegidas com a tecnologia adequada. Para se ter uma ideia, 23% dos funcionários utilizam as senhas de suas redes sociais para fazer login em locais de negócios e aplicativos diversos.
De acordo com o estudo, um funcionário que utiliza a LastPass chega a gerenciar 191 senhas, sendo que 61% das pessoas usam a mesma sequência em todos os lugares, apesar de saberem que é uma prática totalmente insegura. A pesquisa ainda enfatiza que muitas empresas não podem informar com precisão sobre como os funcionários estão criando novas contas, especialmente fora dos aplicativos que são oficialmente sancionados e provisionados por TI.
Leia mais
Retrospectiva: 360 mil arquivos virtuais maliciosos foram detectados por dia em 2017
A segurança das senhas que você escolhe na internet tem relação com a sua personalidade
Tendência: até 2025, dispositivos biométricos substituirão as senhas
Para conferir o estudo completo da LastPass e em inglês, clique aqui. Agora, conheça aplicativos que conectam o usuário a redes Wi-Fi gratuitas: