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5 soluções para alavancar as vendas na baixa temporada do varejo

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 06/Janeiro/2025
  • Da Redação, com assessoria

Passadas as principais datas comemorativas do ano, em especial o Natal, é comum que o varejo passe por momentos de queda nas vendas, a chamada “baixa temporada”. É nessa época que os varejistas em geral costumam realizar grandes liquidações em uma estratégia para atrair o consumidor e não deixar que a queda de faturamento seja acentuada ou excessiva.

“Há, no entanto, soluções que podem ajudar, especialmente o e-commerce, nesse período. Caso da tecnologia e diferentes soluções, que podem ser aliadas interessantes especialmente quando utilizadas de maneira estratégica para a atração de novos clientes, ampliação de tíquete médio, fidelização dos clientes antigos e, claro, na reversão de situações como o abandono de carrinhos e de navegação, que muitas vezes deixam de receber a devida atenção”, afirma Felipe Rodrigues, CEO da Enviou, plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce.

De acordo com o executivo, que atua há mais de 10 anos no mercado e é especialista em marketing para lojas online, se a equipe do e-commerce souber combinar as ferramentas certas, criar campanhas e ações que tenham sinergia com o público consumidor e operar de maneira concreta os mecanismos para recuperar aquele cliente que não finaliza a compra, o sucesso é garantido e a baixa temporada pode ser mais positiva do que se imagina.

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Rodrigues aponta, inclusive, cinco soluções da Enviou, que podem ajudar a alavancar as vendas nesse período de baixa temporada do varejo. São elas:

1. E-mail marketing: trata-se de uma das ferramentas prediletas dos consumidores para o relacionamento com as lojas em que costumam realizar compras, segundo indica uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box. Por esse canal, é possível entregar conteúdo personalizado para o cliente, a um baixo custo, de maneira criativa e eficaz.

2. Recuperador de carrinhos abandonados: a tecnologia detecta quando uma compra não é concretizada e o carrinho é abandonado e, automaticamente, emite comunicações especiais para o consumidor, lembrando sobre a seleção realizada e, em alguns casos, oferecendo cupons de descontos ou mesmo a opção de frete grátis para que a compra seja concluída.

3. Recompra inteligente: é uma ferramenta que auxiliar especialmente o e-commerce que realiza a venda de produtos de uso recorrente. A solução opera tomando por base uma série de informações, como o tempo médio estimado para o consumo de cada produto, o intervalo de tempo entre as compras de um mesmo item por uma série de clientes, além de algoritmos. Pouco tempo antes daquele item esgotar na casa do cliente, a ferramenta faz um lembrete de que está na hora de adquiri-lo novamente.

4. Abandono de navegação: identifica automaticamente e acompanha o fluxo de navegação dos clientes que acessam as lojas online. Caso o consumidor abandone o processo antes mesmo de adicionar os produtos ao carrinho de compras, a ferramenta faz a constatação de qual era o item de interesse e dá início a uma jornada de automação de marketing por meio da qual os itens passam a ser sugeridos por e-mail, SMS, push no navegador ou WhatsApp.

5. Gatilho personalizado: permite o envio de conteúdo totalmente customizado ao cliente, quando a ação fizer sentido, de acordo com a estratégia de comunicação do e-commerce. As informações personalizadas também são encaminhadas aos clientes por WhatsApp, SMS, e-mail ou push no navegador.

“Esse tipo de tecnologia pode agregar muito no desempenho de vendas das lojas online, especialmente em um momento como o da baixa temporada, vivida nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo. A plataforma de automação de marketing multicanal da Enviou oferece todas essas soluções integradas, o que simplifica a rotina e o acompanhamento de resultados, que podem ser conferidos por meio de relatórios completos e detalhados”, finaliza Rodrigues.

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