Tags

Aleatório.tech

Ainda não entendeu Pokémon GO? Confira para que serve cada item e recurso do jogo

Créditos: shikiro famu via VisualHunt.com / CC BY
10 agosto, 2016
Bianca Bellucci

Se você começou a jogar Pokémon GO, mas ainda não entendeu bem como ganhar pokébolas ou para que serve o incenso, este tutorial vai te ajudar a desvendar o básico para se dar bem no game. Nele, você aprende desde o que são os PokeStops até o que é necessário para evoluir um monstrinho. Confira as dicas a seguir:

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

CP (Combat Points): Em português, pontos de combate, é o parâmetro que mede o poder de luta de um Pokémon em números. Sendo assim, quanto maior o CP, mais forte é o monstrinho. Para aumentar a força de seu personagem favorito você precisa de dois itens: Stardust e Candy. Assim que atingir a quantidade solicitada de cada um, o seu Pokémon ganhará mais pontos.

XP (Experience Points): Assim como um Pokémon evolui, o seu treinador também avança de level. O XP é o recurso responsável por medir essa progressão no jogo. Quanto mais experiência um usuário acumula, mais níveis ele sobe. Há cinco formas de ganhar XP: capturando Pokémon, evoluindo os monstrinhos, chocando um ovo, visitando PokéStops e batalhando em ginásios. Cada uma delas dá um diferente ganho para o treinador.

Shop: Esta é uma loja dentro do jogo que permite ao usuário comprar itens extras ou bônus. Para adquirir algo é necessário ter PokeCoins, a moeda do game. Este dinheiro só pode ser conquistado de duas formas: comprando-o na própria lojinha ou coletando 10 moedas por cada ginásio protegido com seu Pokémon. Dentre os acessórios vendidos no Shop estão: Egg Incubator, pokébolas e Bag Upgrade (para levar 50 itens a mais em sua mochila).

PokéStop: Cada ponto azul que aparece em seu mapa representa um PokéStop. Normalmente, são construções, monumentos ou artes espelhadas pela cidade. Quando o treinador se aproxima de um, o ponto aumenta de tamanho e pode ser ativado ao rodar a imagem no centro. Ao fazer isso, o local concede itens diversos, como pokébolas e eggs. Após usados, eles ficam roxos. Cada PokéStop reinicia em cerca de cinco minutos.

Pokébola: Item de maior necessidade do game, as pokébolas servem para capturar os monstrinhos. Para isso, basta jogá-las em direção ao Pokémon e cruzar os dedos para que ele não fuja. O jogador consegue obter este acessório em PokéStops, subindo de nível ou comprando na loja virtual. Vale lembrar que existem duas variações das pokébolas que garantem uma chance maior de capturar os monstros. São elas: Great Ball, que começa a aparecer depois que se alcança o nível 12, e Ultra Ball, que surge só no nível 20.

Candy: Para evoluir um Pokémon é necessário ter um número de candys solicitados. Por exemplo, para transformar um Machop em Machamp o treinador precisa de 25 doces. Eles são adquiridos toda vez que um Pokémon é capturado ou transferido para o professor Willow. Então, quanto mais monstrinhos iguais você obter, maior a chance de evolui-lo. Vale lembrar que cada Pokémon possui seu próprio candy, então, não dá para usar os seus doces extras do Zubat no Charmander – infelizmente.

Stardust: Se você chegou na última evolução do seu Pokémon e quer agora deixá-lo mais forte para batalhar, basta alimentá-lo com Stardust. Esse tipo de poção aumenta gradativamente o número de CP. Para usá-la, clique no monstrinho e selecione Power Up. É importante ressaltar que você também gastará candys para ter esse bônus.

Incense: Este item tem o objetivo de atrair Pokémons. Assim que é ativado, uma névoa rosa se forma em torno de seu avatar e durante 30 minutos aparecem monstrinhos para você capturar. Para usá-lo, dê um toque na pokébola, selecione Items e clique em Incense. Vale lembrar que a melhor forma de usar o incenso é andando. Isso porque, desta forma, aparece um Pokémon novo a cada três minutos. O item pode ser adquirido nos PokéStops ou como recompensa na evolução do seu treinador. Também é possível comprá-lo na loja virtual.

Lure Module: Parecido com o Incense, este item também possui o objetivo de atrair Pokémons. A diferença é que ele só pode ser usado em PokéStops e qualquer treinador que estiver no local pode aproveitar para capturar os monstrinhos. Funciona por 30 minutos e, em média, um novo Pokémon aparece a cada cinco minutos. Você pode ganhar um Lure Module subindo de nível ou pode comprá-lo na loja online. Se quiser usá-lo e fazer a alegria de quem está passando pelo ponto, basta clicar no PokéStop, selecionar o pequeno botão branco e acionar o item.

Egg e Incubator: Egg é um ovo Pokémon que precisa ser chocado. Para ver o que vai sair de dentro, é necessário colocá-lo dentro de uma incubadora e andar os quilômetros indicados, que podem ser dois, cinco ou dez. Enquanto os ovos podem ser encontrados nos PokéStops, as incubadoras são dadas como recompensa por subir de nível ou compradas na loja. Vale ressaltar que a tela precisa estar ligada para contabilizar seus passos e que o aplicativo percebe quando o avatar está andando muito rápido, ou seja, não dá para burlar o jogo usando um carro para cumprir a quilometragem.

Itens medicinais: Potion e Revive são itens usados para recuperar a energia do seu Pokémon após uma batalha. O primeiro possui quatro versões que restauram entre 20 pontos e a vida total. As melhores poções aparecem conforme o nível do treinador aumenta. Já o Revive só possui duas variáveis: uma que cura 50% e outra que recupera 100%. Estes itens só podem ser encontrados nos PokéStops ou crescendo de nível como mestre Pokémon.

Razz Berry: Carinhosamente chamada pelos brasileiros de frutinha, o item pode ser dado para um Pokémon na hora da captura para torná-lo mais manso e, assim, sua pokébola ter mais chance de prendê-lo. Para usá-lo, clique na mochila e selecione a Razz Berry antes de jogar a bolinha vermelha e branca. O treinador pode ganhar o acessório nos PokéStops ou ao subir de nível.

Fuga: Se você clicou em um Pokémon para capturá-lo, mas se arrependeu pelo CP ser baixo ou achou que não vale a pena gastar pokébolas com ele, saiba que é possível fugir deste monstrinho. Sim, basta clicar no botão que tem um homem correndo, localizado no canto esquerdo da tela, e pronto! Você voltará para sua jornada.

Câmera: Este item aparece na tela de captura e serve para registrar aquele Pokémon que apareceu em sua jornada e você quer divulgar com o mundo – ou fazer inveja, caso seja um Mewtwo. Para gravar o momento, basta clicar no ícone com a câmera desenhada, posicionar a imagem e clicar no botão dedicado.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.