33Giga Tecnologia para pessoas

Notícias

Anatel analisa proposta de adiamento de implementação do 5G nas capitais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve avaliar na próxima quinta-feira (2 de junho) a proposta de adiamento de implementação do 5G nas capitais e no Distrito Federal. O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) sugere que a liberação das faixas seja adiada para 29 de agosto e as operações comecem em 29 de setembro – prazos oficiais são 30 de junho e 31 de julho, respectivamente.

Leia mais:
Entenda, de uma vez por todas, o que é 5G e seus benefícios
Celular 5G: conheça os modelos que estão disponíveis no Brasil
5G no Brasil: serviços que melhorarão com a chegada da tecnologia

O motivo para o adiamento de implementação do 5G está em uma série de fatores que impactaram a limpeza da faixa de 3.5 GHz, que será usada pela rede, mas que, atualmente, serve para a transmissão de TV parabólica. Entre as razões, estão o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro.

É válido destacar que, caso a Anatel aceite o adiamento de implementação do 5G, a medida ajudará a cumprir as obrigações necessárias para a ativação da tecnologia nas capitais e no Distrito Federal. Mas não necessariamente significa que a rede atrasará em todos os lugares. Onde já houver condições técnicas, o sinal poderá ser disponibilizado antes de setembro.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga