E-commerce
Como abrir uma loja online do zero? Aprenda em 5 passos simples
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 24/Outubro/2022
- Da Redação, com assessoria
Uma das maneiras de começar o próprio negócio é abrir uma loja online. Afinal, este é um dos modelos que mais crescem no mundo. Para se ter uma ideia, 88% dos brasileiros compraram online em 2021, liderando o ranking dos países da América Latina. Os dados são de um estudo encomendado pela Infobip e realizado pelo IDC.
Mas como uma pessoa pode abrir uma loja virtual do zero? É esta pergunta que o especialista em e-commerce Elvis Gomes, head de marketing de produtos da JET, vai responder. Confira o passo a passo que ele elaborou para quem quer empreender no ramo do comércio eletrônico.
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1. Escolha um nicho que você conhece
Assim como abrir uma loja física, criar um e-commerce exige conhecimento a respeito do que você pretende vender. De nada adianta pesquisar “aquilo que está vendendo mais”, se você não entende nada sobre aquele produto ou serviço.
Por isso, comece vendendo aquilo que você conhece e, de preferência, aquilo que gosta, porque, quanto mais adentrar em um determinado segmento, mais terá que estudar sobre ele. Isso sem contar que fica mais fácil divulgar sua loja se você já sabe os locais em que os possíveis clientes costumam estar, além de facilitar as estratégias de marketing e aumentar seu nível de assertividade.
2. Estude seus concorrentes
Ao contrário do varejo físico, que exige deslocamento e outras dificuldades para quem quer pesquisar preços, o comércio eletrônico permite ao consumidor acessar diversos sites ao mesmo tempo. Por isso, a concorrência é mais acirrada nesse cenário.
Para driblar o problema, antes de começar a operação, verifique a que preço seus concorrentes estão vendendo os produtos que você pretende comercializar, para já buscar um valor competitivo nas negociações com fornecedores e distribuidores. Ponto importante: considere somente as ofertas de lojas online do segmento e não as de marketplaces.
3. Tente fazer o mínimo de estoque possível
Como o negócio está começando, você ainda não sabe quais itens vão vender mais e quais tendem a ficar encalhados. Estoque grande significa dinheiro parado. Para evitar isso, você pode fazer parcerias com os fornecedores para estocar e transportar seus produtos – contanto que isso não prejudique muito sua lucratividade.
4. Se informe sobre gestão e mercado
Gestão financeira é fundamental para a saúde de qualquer empreendimento. Pessoas que querem empreender devem se planejar para entender o próprio negócio, conhecendo bem quais são seus pontos fracos e fortes e buscando melhorias constantes. Também precisam estar sempre atentas às tendências e peculiaridades do segmento em que estão inseridas, para não perder nenhuma oportunidade.
5. Comece pequeno, mas sonhe grande
Uma das ilusões de quem empreende no digital é achar que, só porque a loja é online, vai ser fácil vender para o Brasil todo. Mas lembre-se: o País possui dimensões continentais, inúmeras regras tributárias e um complexo sistema logístico.
O certo é começar regional, focar suas vendas de e-commerce e suas ações de comunicação onde você está. A loja pode até estar aberta em nível nacional, mas as ações devem, primeiro, ser locais.
Isso não significa que você não pode pensar grande. É justamente o contrário. É preciso se estabilizar pequeno para, assim, se estruturar. Não cometa o erro de querer crescer sem planejamento. Crescimento no e-commerce significa investimento – em uma plataforma mais robusta e profissional, em comunicação e marketing, em um sistema logístico moderno, entre outras particularidades que exigem preparo.
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