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7 dicas para você aproveitar melhor a Black Friday

No ano passado, 89,4% dos e-commerces nacionais criaram promoções online para a Black Friday, segundo levantamento que a BigData Corp. fez para o PayPal Brasil. Por mais atraente que seja para o público, quem faz a festa mesmo são as grandes lojas de varejo e vendas online, que têm estoque para “queimar” e, por isso, conseguem dar descontos maiores. Por outro lado, os sites menores mantêm estoques por mais tempo, o que pode ser uma vantagem para o consumidor de última hora.

A seguir, a diretora comercial do PayPal Brasil, Paula Paschoal, reuni sete dicas fundamentais para você sair satisfeito da Black Friday. Confira!

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1. A Black Friday não acontece só na sexta-feira
É preciso ficar atento às lojas online pelo menos uma semana antes da Black Friday – que, este ano, cairá em 25 de novembro. Tanto as grandes quanto as pequenas costumam fazer pré-promoções bem interessantes nos dias que antecedem a data. No ano passado, as melhores promoções foram encontradas nos grandes sites. Em relação a quatro semanas antes, os descontos oferecidos nos e-commerces de maior porte chegaram a 51,99%, segundo a BigData Corp.

2. Faça seu cadastro nos sites antes da Black Friday chegar
É questão de praticidade, mesmo. Como os e-commerces pedem ao consumidor que preencha um cadastro para efetuar qualquer compra, separe um tempinho para já ir se cadastrando nos sites em que você pretende comprar durante o período de promoções. Isso porque, quanto mais próximo da Black Friday, maiores se tornam os riscos de queda de conexão no site escolhido, por causa do imenso fluxo de internautas acessando ao mesmo tempo. Se você já estiver previamente cadastrado, bastará escolher o produto, fazer o login e comprar.

3. Antecipe suas compras de Natal
Aproveite os dias que antecedem a data para já fazer as compras de Natal. Apesar da crise pela qual passa o País, nada garante que Papai Noel consiga oferecer descontos maiores do que os da Black Friday. Se você procurar bem, pode encontrar produtos com preços até 80% menores, de acordo com a pesquisa da BigData. Por isso, o mês de novembro pode ser um bom momento para fazer negócios e, também, evitar lojas lotadas e filas nos caixas, cenários tipicamente natalinos.

4. Conheça os sites participantes antes de ir às compras
Seus maiores amigos durante a data são os sites de defesa do consumidor, como o Procon e o ReclameAQUI. Não se engane: ainda tem muita gente que se aproveita da Black Friday para enrolar o consumidor. Se o desconto parecer excessivamente bom, desconfie e busque referências da loja. Outro bom endereço para ter em seus bookmarks é o oficial do evento.

5. Tire um tempo, compare preços e ofertas
Mas nem tanto porque, quanto mais perto da sexta-feira, mais gente passa a comprar, menores ficam os estoques das lojas e as conexões à internet se tornam instáveis. O ideal é fazer a lista de desejos do que você realmente quer comprar bem antes de a febre dos descontos começar. Até para evitar compras por impulso, geralmente equivocadas e por preços mais altos.

6. Fique de olho na Cyber Monday
É a segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças, adotada pelo varejo norte-americano para liquidar eletroeletrônicos. E costumam ser ótimas oportunidades para boas compras. Segundo estudo da Big Data Corp. feito para o PayPal Brasil, em 2015, promoções online neste dia tiveram adesão de 63,5% dos sites de vendas online nacionais: 100% dos grandes e-commerces e 60,10% dos pequenos. Confira as lojas já cadastradas aqui.

7. Denuncie as lojas que vendem gato por lebre
Por último, faça a sua parte e ajude a Black Friday a ficar cada vez melhor. Se durante suas buscas por promoções você deparar com ofertas enganosas, entre em contato com os sites de defesa do consumidor, como Procon e ReclameAQUI. Este último tem uma aba voltada especialmente para a data, em que os consumidores podem relatar problemas.