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65 anos de Fusca no Brasil: veículo segue como opção econômica

  • Créditos/Foto:https://depositphotos.com/br/in
  • 19/Janeiro/2024
  • Da Redação, com assessoria

O Fusca ainda tem uma legião de fãs e segue sendo considerado um dos carros mais queridos dos brasileiros. Este ano será ainda mais especial, pois completará 65 anos da fabricação do primeiro modelo no Brasil. A partir dessa data, iniciou-se uma nova era na produção de automóveis no País. Apenas no primeiro ano foram 8.406 Fuscas produzidos, se tornando líder de vendas no mercado nacional durante 24 anos.

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O Fusca é tão especial para os apaixonados por carros no Brasil que existe até o Dia Nacional do Fusca, celebrado em 20 de janeiro, com eventos em várias localidades. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), quase 2 milhões de Fuscas ainda circulam pelas ruas do País. Vale ainda destacar o fato de ser um dos veículos de passeio com maior tempo de produção no Brasil, com 30 anos dividido em dois períodos (1959 a 1986 e depois de 1993 a 1996).

Apesar de muitos terem o carro como uma peça de colecionador, boa parte dos proprietários ainda utiliza o veículo para o dia a dia, principalmente para deslocamentos curtos. O popular Fusquinha segue como boa alternativa por ter uma manutenção econômica e não ser tão complexa, ao ponto dos “mecânicos de final de semana” conseguirem fazer os reparos sem dificuldades. Veja algumas dicas do Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel, Célio Renato Ruiz, para cuidar do Fusca com menos custo e mantê-lo sempre em atividade.

Cuidados com o motor

Por ser um carro com 65 anos, o Fusca precisa de manutenção mais frequente. Muitas vezes o motor já está desgastado e a questão da vedação é de extrema importância. Encontrar as juntas originais do veículo pode ser um desafio, além de pesar no bolso. Mas, para isso, existem as vedações anaeróbicas.

“Dependendo do caso, as juntas originais podem não ser encontradas e, com isso, podem ser substituídas por uma junta líquida. Trata-se de um produto homologado e comprovado pela indústria automobilística para ser utilizado em bomba d’água, bomba de óleo, fechamento de cabeçote, entre outros”, detalha Célio. Um dos exemplos dessas juntas líquidas é o Loctite 518, vedante de alta resistência desenvolvido para uso em superfícies metálicas como alumínio, aço, inox, zinco, níquel e cromados.

Conservação e embelezamento do xodó

Normalmente, o proprietário de um Fusca gosta de fazer a manutenção do próprio carro, por não ser uma mecânica complexa. “Quem possui um Fusca e utiliza em sua rotina no dia a dia sempre quer deixá-lo bonito, mas também quer economizar na manutenção. É diferente do colecionador, que utiliza o carro com o propósito de exposição e até para desfilar”, comenta Célio.

Com a aplicação de um revestimento transparente sobre a pintura, que protege e restaura, o veículo fica com aparência renovada. O Loctite PC 4400 reúne essas características e pode ser utilizado por meio de um spray. A tinta antiga, desbotada do veículo, fica com aspecto de nova.

Amplie os conhecimentos

Se você é um desses proprietários de Fusca que se dedica e aprecia realizar a manutenção do próprio veículo e deseja aprimorar seus conhecimentos sobre como as soluções adesivas podem ser benéficas para o seu veículo, a Henkel oferece de forma gratuita a plataforma de e-learning Loctite Xplore, que pode auxiliar a aprofundar conhecimentos e aprimorar a manutenção do seu xodó.

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