Tags

Dicas

Xiaomi: smartphone travando? Veja o que pode ser feito para otimizar o sistema

Créditos: DepositPhotos
11 outubro, 2023
Da Redação

Após alguns anos de uso, é comum o smartphone começar a apresentar alguns sinais de lentidão ou travamento, dependendo de como o aparelho foi utilizado durante este tempo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Download de aplicativos maliciosos, ou acúmulo de apps que não são utilizados, podem culminar na queda de performance do aparelho com o tempo. Mas é possível contornar o problema.

33Giga e Xiaomi, terceira maior fabricante de smartphones do mundo, dão algumas dicas de como utilizar o MIUI (interface do sistema da empresa) por mais tempo e com mais eficiência.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

Todos os smartphones da Xiaomi, possuem um aplicativo nativo de fábrica chamado Segurança com diversas funções que potencializam o aparelho como Otimizar, Limpeza, Verificar Segurança, Bateria, Otimizar Velocidade, Gerenciar Apps e Limpeza Profunda.

Para aqueles que querem uma verificação rápida, basta selecionar a opção Otimizar, que fará uma leitura do seu aparelho limpando dados, arquivos temporários e seleciona alguns arquivos que podem ser excluídos para limpeza do espaço de armazenamento.

Já para quem gosta de uma verificação mais detalhada, pode explorar ainda mais essas opções.

Na função Limpeza, o aplicativo faz uma verificação completa no aparelho, mostrando arquivos em cache, arquivos obsoletos, pacotes e resíduos que podem ser excluídos para liberar mais espaço de armazenamento. Ainda dentro dessa função, a Limpeza Profunda, encontra e exclui vídeos, fotos e arquivos desnecessários e o Desinstalar Apps apaga aplicativos raramente usados sem a necessidade de ir até a loja de aplicativos para executar essa tarefa, função que também pode ser executada em Gerenciar Apps, onde também é possível atualizar.

Em Verificar Segurança, são detectados possíveis riscos como ambiente de pagamentos, privacidade e segurança e vírus que podem ser analisados, além de informar novas atualizações do sistema que estão disponíveis para deixar o smartphone ainda mais seguro.

Para maior tempo de duração, a Bateria indica maneiras de economizar e otimizar, ativar diferentes modos de uso como economizar bateria, balanceado e desempenho, além da opção de ultra economia de bateria, ou para quem preferir pode otimizar manualmente, personalizando de acordo com quais funções ativar ou desativar. E deixando o celular mais rápido, a função Otimizar Velocidade libera o espaço armazenado em cache, deixando o aparelho mais leve e veloz.

O cuidado com o produto, prolonga ainda mais sua vida útil, portanto, o recomendado é executar uma otimização rápida 1x na semana para melhorar a performance do smartphone.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.