33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

Conheça erros que deixam seu Wi-Fi mais lento do que deveria

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 15/Outubro/2025
  • Da Redação, com assessoria

A lentidão da internet dentro de casa é uma reclamação recorrente entre os usuários, mas, em muitos casos, esse problema está relacionado a falhas no uso do equipamento. A Unetvale, um dos principais provedores de Santa Catarina, explica que fatores como localização inadequada do roteador, excesso de dispositivos conectados e até aparelhos desatualizados podem deixar seu Wi-Fi mais lento do que deveria.

“Muitas vezes, a lentidão da internet está relacionada a situações que podem ser corrigidas com ajustes simples no uso diário, feitos pelo próprio usuário, sem a necessidade de contratar um serviço adicional ou atualizar o plano. Pequenas mudanças, como reposicionar o roteador ou gerenciar a quantidade de dispositivos conectados, já otimizam o desempenho da rede, melhoram a experiência de navegação e garantem o máximo aproveitamento da velocidade contratada”, explica Marcelo Letti, diretor técnico da Unetvale.

Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky

Confira sete erros que deixam seu Wi-Fi mais lento do que deveria e as dicas da Unetvale para melhorar sua rede doméstica:

1. Posicionamento incorreto do roteador

Colocar o roteador em um local inadequado pode prejudicar a cobertura de sinal em toda a casa. O ideal é posicioná-lo em um ponto central, elevado e longe de obstáculos, como paredes e aparelhos eletrônicos que podem gerar interferência, como micro-ondas e telefones sem fio.

2. Excesso de dispositivos conectados

Cada dispositivo conectado ao Wi-Fi consome parte da banda disponível. Se muitos aparelhos estiverem conectados ao mesmo tempo, a velocidade pode cair consideravelmente. “Tente desconectar dispositivos que não estão em uso e, se possível, distribua a carga entre as bandas de 2.4 GHz e 5 GHz”, explica Letti.

3. Uso de aparelhos desatualizados

Roteadores antigos ou desatualizados podem não conseguir fornecer a velocidade contratada. Verifique a data de fabricação do aparelho e, se necessário, considere a atualização para um modelo mais moderno, com maior capacidade de processamento de dados. “Se você identificar essa situação, converse com seu provedor de internet para providenciar a troca”, orienta o diretor técnico da Unetvale.

4. Falta de segurança na rede

Redes Wi-Fi abertas ou com senhas fracas são convites para que pessoas não autorizadas se conectem e roubem parte da sua banda. A dica é configurar uma senha forte e usar equipamentos roteadores modernos, que já tenham criptografia WPA2 ou WPA3, para garantir a segurança da sua conexão.

5. Interferência de outros sinais

Redes Wi-Fi próximas, aparelhos eletrônicos e até mesmo paredes grossas podem gerar interferência no sinal da internet. Caso perceba instabilidade, entre em contato com o suporte técnico.

6. Falta de manutenção do equipamento

Assim como outros dispositivos eletrônicos, o roteador pode precisar de ajustes para funcionar melhor. Se notar lentidão ou quedas frequentes na conexão, entre em contato com o suporte técnico. Assim, o profissional pode verificar remotamente o funcionamento do equipamento e orientar sobre a necessidade de atualização ou troca.

7. Uso excessivo de extensores de sinal

Embora os extensores de sinal sejam uma solução prática para ampliar o alcance da internet pela casa, o uso excessivo pode prejudicar a qualidade da conexão. Em vez de usar vários dispositivos para melhorar o sinal, considere investir em um roteador mais potente ou em um sistema de mesh, que distribui o sinal de forma mais eficiente.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga