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5 motivos para usar o WhatsApp como estratégia de vendas

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 04/Fevereiro/2025
  • Da Redação, com assessoria

Mais do que um canal, o WhatsApp é um espelho do relacionamento da marca com o público, e vem se tornando uma ferramenta estratégica de negócios. Ele é ágil, direto e oferece um ambiente mais pessoal para interações. Tanto que 70% das empresas brasileiras usam essa ferramenta para executar estratégias de marketing e vendas, segundo dados levantados pela RD Station no estudo Panorama de Marketing e Vendas 2024.

Mas como tirar o melhor proveito deste aplicativo? Otavio Limão, CPO e co-fundador da WeClever, especialista em inteligência conversacional e auditoria automatizada, destaca cinco motivos para adotar o WhatsApp como estratégia de vendas, e mostra ainda a importância de auditar conversas para elevar os resultados.

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1. Proximidade com o cliente

O WhatsApp permite conversas humanizadas e rápidas, com a vantagem do cliente responder no tempo dele. Esse contato próximo aumenta a confiança e acelera a tomada de decisão.

2. Taxa de abertura e resposta

Enquanto e-mails têm taxas de abertura em torno de 20%, as mensagens no WhatsApp chegam a 98%, segundo o BusinessChat. Além disso, a taxa de resposta é muito mais alta, o que mostra ser um canal mais eficiente para gerar vendas.

3. Personalização de atendimento

Por ser um ambiente de mensagens diretas, é possível personalizar as interações, oferecendo ofertas e soluções sob medida para cada cliente. Isso eleva a experiência e torna a venda mais consultiva, pois foca em entender as necessidades do cliente e oferecer soluções específicas. Essa abordagem consultiva é possível quando as informações trazidas pelos próprios clientes geram insights para alimentar respostas ideais.

4. Ferramentas de automação e otimização

Ao integrar o WhatsApp a sistemas de IA conversacional, é possível automatizar atendimentos e agilizar processos, sem perder a qualidade na entrega. Assim, as equipes ganham produtividade e o cliente não fica esperando. Facilita o follow-up de reengajamento para obter mais chances de conversão, além de lembrar de um produto esquecido no carrinho, por exemplo.

5. Auditoria para otimizar resultados

Com a auditoria, é possível identificar padrões de comportamento, monitorar o cumprimento de processos durante a jornada de atendimento e garantir a qualidade e conformidade das conversas. Além disso, permite identificar pontos críticos, como o tempo de resposta e abordagens que podem prejudicar a experiência do cliente, gerando insights valiosos para melhorias contínuas. Esses dados podem ser usados para otimizar o atendimento, ajustar estratégias e aprimorar a interação com o cliente.

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