Divulgação
WhatsApp: botão “Apagar para todos” não funciona para arquivos do iPhone WhatsApp: botão “Apagar para todos” não funciona para arquivos do iPhone

No WhatsApp, a opção chamada de “Apagar para todos”, que permite excluir mensagens antes que o destinatário veja, não funciona como o esperado. De acordo com a ESET, os arquivos multimídia (fotografias, vídeos, áudio) que são enviados para os usuários do iPhone não são eliminados do dispositivo.

Embora a pessoa que envia a mensagem queira exclui-la e o aplicativo exiba a frase “Esta mensagem foi apagada”, o arquivo ainda permanecerá disponível no dispositivo iOS para o qual foi enviado. Esta desvantagem não está presente no Android, em que a função de voltar atrás e excluir um arquivo que foi enviado funciona corretamente e o conteúdo é removido do dispositivo do remetente ou remetentes – caso seja enviado para um grupo.

Leia mais
App permite ler mensagens do WhatsApp sem que ninguém saiba
Como fazer figurinhas no WhatsApp?
Não quer que leiam suas mensagens no WhatsApp? Recurso bloqueia app com biometria

Este problema de privacidade foi descoberto pelo consultor de segurança Shitesh Sachan. Ele explicou que o recurso do WhatsApp para iOS não foi projetado para remover multimídia recebida e que foi salva no Rolo de Câmera dos iPhone, enquanto em dispositivos Android os arquivos enviados são excluídos da galeria na qual estavam salvos por padrão.

Depois de receber o relatório de Sachan sobre este problema, o WhatsApp garantiu que não fará alterações para tentar resolvê-lo, alegando que o recurso “Apagar para todos” foi projetado para excluir mensagens e não oferece garantias de que um arquivo será permanentemente excluído, embora tenha destacado que, no futuro, poderia fazer alterações neste recurso e na forma como é implementado.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Por falar em privacidade e segurança, conheça 15 histórias de hackers famosos e suas façanhas:

 
 
<
>
Menu