Divulgação
Jaqueta inteligente permite que deficientes auditivos sintam o som de músicas Jaqueta inteligente permite que deficientes auditivos sintam o som de músicas

Jaqueta inteligente permite que deficientes auditivos sintam o som de músicas

Dicas 30 de janeiro de 2018 Bianca Bellucci

The Sound Shirt é um wearable que promete reproduzir música clássica para pessoas com deficiência auditiva. Na prática, a roupa especial consegue captar os sons de uma orquestra no palco e transmitir para o usuário. Assim, a pessoa pode sentir os instrumentos e a sensação de “ouvir” Mozart ou Beethoven pela primeira vez.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A jaqueta com design à la X-Men funciona a partir da emissão de sons de oito instrumentos diferentes, captados por microfones no palco. Um software traduz estes sons em dados, que são enviados via wireless para a roupa. A partir daí, 16 microatuadores incorporados no tecido passam a vibrar conforme a intensidade da música.

O mapeamento do corpo é intuitivo na hora de captar as notas. As mais profundas, vindas do baixo, são sentidas na região do tronco. Já as mais leves e sensíveis, como de um violino, vão para a área do pescoço e da clavícula.

A iniciativa surgiu da parceria entre a agência alemã Jung von Matt e a Orquestra Sinfônica de Hamburgo. A proposta era aumentar o público de surdos em apresentações de música clássica.

O wearable não está à venda e os testes não estão abertos ao público. Porém, é possível se inscrever no site oficial da The Sound Shirt para fazer parte de futuros concertos na Alemanha.

Leia mais
Aplicativo colaborativo mapeia acessibilidade em estabelecimentos pelo Brasil
Be My Eyes é o app que “empresta” olhos para ajudar deficientes visuais
Acessibilidade: aprenda a ativar a descrição de áudio em filmes e séries da Netflix

Já que a The Sound Shirt não está disponível, aproveite para conhecer os eletrônicos testados – e aprovados – pelo 33Giga:

 
 
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>
Menu