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Como seu e-commerce pode vender mais em datas comemorativas?

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 08/Abril/2025
  • Da Redação, com assessoria

As datas comemorativas são oportunidades valiosas para impulsionar as vendas de e-commerces, mas é essencial que cada empresa analise se determinada ocasião faz sentido para o seu público e posicionamento. É preciso que a associação entre o produto ou serviço com a data seja construída de forma natural, causando uma melhor impressão no consumidor.

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Segundo Melissa Pio, CEO da TEC4U, agência especializada em soluções digitais 360°, o planejamento estratégico é o grande diferencial para se destacar em meio à concorrência nesses períodos. “Cada data comemorativa possui características próprias e se conecta de forma diferente com cada negócio. Por exemplo, uma floricultura pode até criar ações para o Carnaval, mas esse nicho conversa melhor com Dia das Mães ou Dia dos Namorados”, explica.

Dessa forma, antes de investir em campanhas sazonais, é fundamental que os lojistas avaliem o alinhamento da ocasião com a proposta da marca e o comportamento do seu público. A programação antecipada também é essencial, considerando históricos de volume de vendas, estoque de produtos mais buscados, necessidade de ajuste nos prazos de entrega e escalas do atendimento ao cliente.

Outro fator determinante para o sucesso das vendas é o controle financeiro. Parte dos grandes players do mercado oferecem descontos agressivos, mas essa estratégia pode ser inviável para pequenos e médios negócios. “O empreendedor deve ter total clareza sobre os custos envolvidos na operação para evitar descontos excessivos que comprometam a sustentabilidade do negócio”, ressalta Melissa.

Para além dos descontos diretos, existem outras estratégias eficazes para atrair consumidores. O lojista pode apostar em benefícios como prazos de entrega diferenciados, frete grátis, brindes para compras acima de determinado valor ou descontos progressivos, incentivando a adição de mais itens ao carrinho. Essas ações contribuem para aumentar o tíquete médio e melhorar a experiência de compra dos clientes.

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