Espaço
Velocidade do som em Marte é mais lenta do que a emitida na Terra
- Créditos/Foto:NASA/JPL-Caltech/MSSS
- 05/Abril/2022
- Bianca Bellucci
Com base em sons captados por dois microfones da sonda Perseverance, da NASA, cientistas puderam analisar e concluir que a velocidade do som em Marte é mais lenta do que a propagada na Terra. A descoberta foi publicada na revista científica Nature, na última sexta-feira (1º de abril).
Leia mais:
Confira vídeo com áudio de Marte captado pelo rover chinês Zhurong
Veja imagens de Marte capturadas pela sonda da NASA
NASA: vídeo interativo explora em 360º o Mont Mercou, em Marte
Os pesquisadores notaram que, em Marte, sons de baixa frequência viajam a cerca de 240 metros por segundo, enquanto os de alta frequência se movem a 250 metros por segundo. Na Terra, por sua vez, a velocidade é, em média, 343 metros por segundo. Essa diferença ocorre porque a atmosfera do Planeta Vermelho é fina e fria, consequência da alta concentração de dióxido de carbono.
Outra descoberta é que, por causa da atmosfera rarefeita, os sons se propagam por uma curta distância. Enquanto na Terra o áudio pode se estender por até 65 metros, em Marte, chega a apenas 8 metros – e os mais agudos são perdidos a essa distância.
Apesar das curiosidades sobre a velocidade do som em Marte, os especialistas concluíram que, na maior parte do tempo, reina um grande silêncio no planeta. A calmaria pode ser resultado da baixa pressão atmosférica.
De forma geral, os cientistas avaliaram barulhos emitidos pelo vento e pelo próprio Perseverance. Os sons foram captados por um microfone localizado na câmera SuperCam e outro no chassi do rover. A expectativa é continuar com as pesquisas, uma vez que o outono chegará nos próximos meses e Marte pode ficar mais agitado.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
No vídeo, escute alguns sons captados pelo rover da NASA: