Photo via VisualHunt
Veja cuidados para evitar fraudes na Declaração do Imposto de Renda Veja cuidados para evitar fraudes na Declaração do Imposto de Renda

O prazo para preencher e enviar a Declaração do Imposto de Renda termina no dia 29 de abril. Com tantos dados importantes que precisam ser declarados, os cibercriminosos estão prontos para aplicar fraudes e golpes, que segundo informações da Norton, somente em 2015 causaram prejuízo de R$ 44 bilhões ao Brasil em crimes digitais.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Com o objetivo de impedir que essas infrações continuem ocorrendo, a empresa indicou alguns cuidados que precisam ser tomados. No caso do Imposto de Renda, é fundamental baixar somente os programas oficiais da Receita Federal. Caso haja alguma dúvida de como efetuar o processo, o 33Giga ensinou como baixar corretamente os programas, diretamente do site oficial. O link para essa reportagem pode ser acessado aqui.

Outro cuidado essencial, e que não envolve somente a declaração do IR, é com os links contidos em e-mails. Sempre é necessário verificar bem a origem da mensagem. Cheque bem o nome do remetente e o endereço do correio eletrônico, já que muitos criminosos utilizam nomes de bancos ou órgãos governamentais, na tentativa de iludir e aplicar algum golpe. Anexos também merecem atenção, mesmo se forem de contatos conhecidos.

A Norton também alerta para sempre manter um antivírus atualizado e que proteja também os e-mails. Ao navegar na web, nunca forneça senhas ou dados pessoais em pop-ups. Com estes pequenos cuidados é possível evitar riscos e fraudes, não só no preenchimento do Imposto de Renda, mas também em diversos processos do cotidiano.

Menu