Tags

Dicas

Vai trocar de roteador? Saiba o que avaliar antes de fechar a compra

Créditos: 小宗宗 via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
11 fevereiro, 2017
Da Redação, com assessoria

O roteador é a central de comunicação de uma rede. Ele é o assistente que trabalha nos bastidores para garantir que computadores, tablets, smartphones, videogames e smart TVs possam se conectar uns aos outros e à internet sem dificuldades. Quando se trata de roteadores, existem muitas opções, com inúmeras características de diferenciação entre elas. Embora essa ampla gama de opções seja bastante útil, pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça quando é preciso encontrar o modelo mais adequando para suas necessidades específicas.

Para ajudar a classificar as opções existentes atualmente, Rodrigo Paiva, gerente de Produtos da D-Link, desenvolveu um guia com algumas recomendações rápidas e informações sobre os principais recursos a serem observados ao adquirir o próximo roteador.

Alcance
O alcance máximo de uma rede Wi-Fi oferecido por um roteador depende de muitos fatores, tais como quantas antenas ele possui, em quais frequências ele transmite, interferências que tem de enfrentar, qual o tamanho do ambiente. Na hora de escolher um roteador, a dica é verificar se o aparelho oferece recursos como alta potência de transmissão, suporta a tecnologia Dualband e trabalha no padrão Wi-Fi AC.

Velocidade
As velocidades da tecnologia wireless evoluíram muito desde que os primeiros roteadores Wi-Fi foram lançados no mercado. Os roteadores que oferecem o padrão AC são muito mais rápidos do que os roteadores do padrão antecessor. Se você utiliza aplicações que operam em tempo real, como jogos ou vídeos online, os roteadores com tecnologia AC oferecerão uma experiência muito melhor.

Resumo sobre diferentes níveis de Wi-Fi
Ao adquirir um roteador, você encontrará modelos de banda única e dual band. Os roteadores de banda única operam em apenas uma frequência: a banda de 2,4 GHz. Embora isso funcione bem para navegar na internet, essa frequência pode ficar excessivamente congestionada, o que a torna inadequada para aplicações que consomem muita banda larga, como transmissões de vídeos. Já os roteadores dual band transmitem dados pelas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz de forma simultânea, o que o torna menos suscetível a interferências de outros dispositivos. Com um roteador desse tipo é possível navegar na internet pela banda de 2,4 GHz enquanto efetua a transmissão de filmes em HD pela de 5 GHz sem que nenhuma delas fique sobrecarregada.

Conectividade em banda tripla
Para roteadores de banda tripla basta adicionar outra banda – mais especificamente, outra de 5 GHz. Fica fácil pensar nos roteadores com múltiplas bandas de forma análoga a uma rodovia: a cada nova banda adicionada, menor será a chance de tráfego intenso e congestionamento, mesmo com a inclusão de novos carros (dispositivos) à malha. Sendo assim, em famílias que possuem vários usuários do Wi-Fi – todos eles com diversos dispositivos e talvez até mesmo alguns eletrodomésticos conectados à rede – quanto mais bandas tiver seu roteador, melhor será a conexão fornecida para todos os dispositivos.

MIMO Multiusuário (MU-MIMO)
O MIMO Multiusuário é um dos recursos Wi-Fi mais recentes a serem observados em roteadores. Ele permite que vários dispositivos obtenham sinal Wi-Fi com ampla largura de banda ao mesmo tempo, distribuindo dados de forma mais eficiente e proporcionando as velocidades Wi-Fi mais rápidas em sua casa.

Qualidade de serviço (QoS)
Os roteadores que dispõem de controles de tráfego QoS são capazes de controlar o tipo de tráfego da rede e decidir quais aplicações merecem maior prioridade. Isso melhora a experiência online, pois permite priorizar um tráfego e assegurar uma melhor experiência de usuário em todos os dispositivos da rede.

Gigabit Ethernet
As portas Ethernet estão disponíveis em duas velocidades: a Fast Ethernet, que oferece velocidades de até 100 Mbps; e a Gigabit Ethernet, de até 1000 Mbps. Se você deseja utilizar as maiores velocidades com fio disponíveis atualmente, sua escolha deve ser a Gigabit Ethernet.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.