Cientistas boicotam universidade sul-coreana que quer desenvolver robôs assassinos Cientistas boicotam universidade sul-coreana que quer desenvolver robôs assassinos

Mais de 50 cientistas das áreas de Inteligência Artificial afirmaram que vão boicotar à Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), universidade localizada na Coreia do Sul. É que a escola estaria desenvolvendo robôs assassinos em associação com a maior empresa produtora de armas do país, a Hanwha Systems.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Entenda o caso

Especialistas de 30 países fizeram um abaixo-assinado para conter os perigosos avanços e disseram que não vão visitar o KAIST, receber visitantes da universidade ou cooperar com seus programas de pesquisa até que o instituto se comprometa a não desenvolver armas de inteligência artificial sem controle humano significativo.

Segundo os críticos, a criação de tais armas autônomas abrirá uma Caixa de Pandora difícil de fechar e permitirá o avanço rápido de uma guerra. “Estes robôs têm potencial para se tornar armas letais. Opressores e terroristas podem usá-los contra inocentes, sem pensar em qualquer ética”, alega o abaixo-assinado.

Do outro lado, o KAIST informou que não tem intenção de desenvolver armas letais e está ciente das preocupações éticas em relação à Inteligência Artificial. De acordo com o instituto, a parceria com a Hanwha Systems concentrará esforços no uso de IA para sistemas de comando e controle, navegação para grandes veículos submarinos não tripulados, treinamento de aeronaves inteligentes e rastreamento e reconhecimento de objetos.

Leia mais
Site mostra qual a probabilidade de seu emprego ser roubado por um robô
Transformers da vida real: empresa turca cria robô a partir de uma BMW
Conheça o BattleBots, o campeonato mundial de luta entre robôs

Aproveite e confira todos os eletrônicos testados pelo 33Giga:

 
 
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>
Menu