Carros & Mobilidade
Uber lança recurso para motoristas bloquearem conexão com usuários

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 18/Fevereiro/2025
- Da Redação, com assessoria
Para melhorar a experiência dos parceiros e tornar o sistema de avaliação mais eficaz, a Uber lança um recurso que permite o bloqueio de futuras conexões com determinados passageiros. A função ficará disponível de forma gradual nos próximos dias.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Na prática, a nova funcionalidade adiciona elementos à tela de avaliação dos motoristas, permitindo o bloqueio automático ou opcional de futuros pareamentos, dependendo da nota dada ao passageiro.. Entenda:
- Avaliações de 1 estrela: O bloqueio de conexão será automático. Um aviso informará ao motorista que, ao dar essa nota, ele não será mais combinado com aquele passageiro em futuras viagens.
- Avaliações de 2 e 3 estrelas: O motorista terá acesso a um botão que ele poderá ativar para impedir novos pareamentos com o passageiro em questão.
- Avaliações de 4 e 5 estrelas: Como indicam uma experiência satisfatória ou positiva, não haverá opção de despareamento.
Essa novidade busca oferecer mais controle aos motoristas sobre as viagens e reforçar a importância do bom comportamento dos usuários para manter uma boa avaliação no app. Os passageiros podem encontrar informações sobre as avaliações recebidas na Central de Privacidade, que pode ser acessada em Conta > Configurações > Privacidade > Ver Resumo > Avaliações.
A Uber incentiva que todos os usuários revisem o Código da Comunidade, que estabelece o respeito como base para qualquer interação na plataforma e reforça que comportamentos inapropriados podem levar à desativação da conta. Nos casos em que passageiros sentirem que o tratamento dado pelo parceiro não foi respeitoso, ou vice-versa, a empresa ressalta a importância de reportar esses incidentes para a equipe de suporte disponível 24/7, que analisa individualmente caso a caso.
“O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval. Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros”, destaca Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Para que a experiência no aplicativo da Uber seja mais agradável, segura e confortável, a empresa reforça algumas dicas:
- Respeito e cordialidade: Tratar os motoristas parceiros e seus veículos com cortesia e respeito. Por exemplo, mantenha conversas casuais, apropriadas e amigáveis. Não faça perguntas pessoais nem se dirija às pessoas com agressividade e evite bater as portas ao terminar a viagem.
- Pontualidade: Respeite o tempo do seu motorista e esteja pronto para embarcar. Não faça com que ele espere por você.
- Segurança viária: Lembre-se de que os motoristas parceiros devem seguir as leis de trânsito e os limites de velocidade. O uso do cinto de segurança também é obrigatório por lei e o parceiro poderá te lembrar de usá-lo.
- Bebida alcoólica: Se for beber, deixe para fazer antes ou depois de pegar o veículo de aplicativo – não é recomendado consumir bebidas alcoólicas abertas durante viagens com a Uber. É importante frisar que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos os envolvidos. Portanto, caso tenha consumido bebida alcoólica, opte por solicitar um carro, não moto! Isso porque é fundamental que o usuário tenha plenas condições de se manter equilibrado durante as viagens com moto e não prejudique a condução do parceiro.
- Cuide do veículo como se fosse seu: O veículo é um instrumento para o parceiro gerar sua renda. Por isso, os usuários devem evitar consumir alimentos e bebidas. No Carnaval, vale a atenção para o glitter e a purpurina. Sujar o veículo vai exigir que o parceiro deixe de fazer viagens para limpar o veículo, e pode gerar um custo extra para o usuário, por meio de uma taxa de limpeza.