5 truques para manter seu smartphone Android em segurança 5 truques para manter seu smartphone Android em segurança

O Android é recheado de recursos com as mais variadas funcionalidades. Quando o assunto é segurança, o sistema operacional também garante ferramentas que vão auxiliar o usuário na tarefa de manter seu aparelho e as informações contidas nele protegidos. A seguir, o 33Giga destaca cinco dessas funções, confira:

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.

Gerenciar dispositivo à distância

Escondido nas configurações do Android há um recurso que vai facilitar a localização e exclusão de dados à distância em caso de perda ou roubo do aparelho. Para usar, basta ir até a até a área “Segurança” e depois em “Administradores do dispositivo”. Lá, será preciso ativar a opção “Encontre Meu Dispositivo”.

Para autorizar (se necessário) que o Google Play Services apague todos os dados armazenados, bloqueie a tela do aparelho, entre outras opções, confirme em Ativar. Depois, caso precise usar o recurso, basta visitar a página https://www.google.com/android/find?hl=pt-BR, logar com a conta do gmail cadastrada no aparelho e tomar as medidas necessárias.

Restauração protegida

A partir do Android 5.1, os dispositivos com o sistema operacional contam com um recurso que visa manter o aparelho inutilizável em caso de roubo. O que acontece é que, se alguém fizer a restauração de fábrica no dispositivo, quando ele for ligado novamente será preciso informar o e-mail e a senha do usuário antigo para cadastrar um login novo. Sem esses dados, o aparelho fica impossibilitado de funcionar.

Antivirus nativo

O Android tem um antivirus nativo chamado de Google Play Protect. O recurso faz uma varredura nos aplicativos baixados não só pela loja virtual do Google, mas também de outros sites da internet. Sempre que um problema é encontrado, ele avisa o usuário para que medidas sejam tomadas. Para ativá-lo, é preciso entrar em “Configurar”, depois em “Google”. Na sequência, entre em “Segurança” e clique em “Google Play Protect”. É só ativá-lo e pronto. As varreduras vão começar.

Download protegido

O sistema operacional do Google ainda tem uma função específica para proteger o usuário de downloads indevidos. Chamada de “Fontes desconhecidas”, ela vai impedir a instalação de aplicativos que não tenham origem da Google Play Store. Para ativá-la, é preciso ir até a área “Segurança”, nas configurações de aparelho. Depois, é só dar um check na opção Fontes desconhecidas.

Tela fixa

Hoje em dia, é muito comum passar um smartphone de mão em mão, seja para compartilhar uma piada ou validar um cupom de desconto. Mas, quando isso acontece, os dados armazenados no dispositivo ficam vulneráveis, porque estão à disposição de quem estiver segurando o aparelho. Para evitar que isso aconteça, você pode ativar o recurso “Fixação de tela”.

Ele vai fazer com que a tela que você quer mostrar para alguém fique fixa e a pessoa não tenha acesso a outras abas ou apps do smartphone. A função está dentro da área “Segurança”, nas configurações do dispositivo. Para usar, é só tocar no botão do lado direito do Iniciar (normalmente indicado por um quadrado) e clicar no símbolo da tachinha sobre a tela que deseja fixar. Para liberar, será preciso colocar o PIN do celular.

Leia mais: 
Play Store permite que os usuários testem os jogos antes de baixar
Android P: o que já se sabe sobre a próxima versão do sistema
Proibidos: confira quais aplicativos foram banidos pela Apple e pelo Android

Que tal passar um tempo curtindo uma filme ou série na Netflix? Confira a galeria com as principais estreias no serviço de streaming:

 
 
<
>
Menu