Tags

Dicas

Teste a velocidade da sua internet em poucos minutos

28 dezembro, 2016
Marcella Blass

Quando se contrata um serviço de banda larga ou internet móvel é importante saber se você está mesmo recebendo a conexão que contratou. Para ajudar o usuário nessa tarefa, sites da internet oferecem um teste rápido para informar a velocidade de download, upload, entre outras informações, de maneira simplificada e de fácil entendimento. Confira quatro opções abaixo.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Teste Sua Velocidade
O site oferece duas possibilidades de teste: expresso e completo. No primeiro modelo, a conexão é medida apenas com base em seu funcionamento. Já no segundo tipo, o usuário tem a possibilidade de informar dados da conexão (como provedor e banda contratada). O teste pode demorar alguns minutos e ao fim, oferece uma tabela com os valores, um gráfico de variação, avaliação de qualidade da conexão e possibilidade de baixar tudo em PDF.

MinhaConexão
Muito simples, é só acessar a página que os testes serão iniciados automaticamente. O processo pode demorar segundos ou poucos minutos e revela o resultado em gráficos e tabelas de fácil interpretação. Ele oferece também a possibilidade de baixar o teste em PDF e visualizar o histórico de outras checagens. É possível acessá-lo no smartphone e conferir a velocidade da internet 3G e 4G nas principais operadoras de telefonia móvel.

SIMET
Disponibilizado pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), para fazer a medição com a ferramenta é preciso usar o navegador Firefox e instalar um plugin. Com apenas um clique no botão de início, o teste é feito em minutos e apresenta os resultados e avaliações em um layout bonito e bem organizado. O site também tem uma versão completa, que mostra os resultados por tipo de atividade, além de também estar disponível para dispositivos Android e iOS.

EAQ
Software da Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga, ainda está em fase de adequação para funcionar em algumas versões de browser, por isso é preciso usar o Internet Explorer 8 ou superior, Google Chrome, Firefox ou Safari, todos com suas respectivas ultimas atualizações. O site informa que a medição cobre diferentes planos comerciais do mercado brasileiro e está apto a aferir velocidade de até 200Mbps para download e 100Mbps para upload.

Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdo.