Conspiração
Mangá prevê terremoto no Japão em 5 de julho e afeta turismo

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 16/Junho/2025
- Bianca Bellucci
A previsão de um grande terremoto no Japão tem provocado uma onda de cancelamentos de viagens ao país. A origem do rumor remonta ao mangá Watashi ga Mita Mirai (O Futuro que Eu Vi, em tradução livre), da autora japonesa Ryo Tatsuki.
Lançada originalmente em 1999, a obra ganhou notoriedade por supostamente prever o terremoto de 11 de março de 2011, que causou o tsunami e o desastre nuclear de Fukushima. Em 2021, uma edição revisada do mangá incluiu novas previsões. A principal delas aponta a ocorrência de um terremoto no Japão em 5 de julho de 2025.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Na história, baseada em sonhos que Ryo Tatsuki afirma ter desde a década de 1980, o terremoto no Japão em 5 de julho de 2025 seria causado pela colisão de duas placas tectônicas – simbolizadas no mangá como dois dragões – que se moveriam sob o Oceano Pacífico, afetando Japão, Filipinas e outros países próximos.
O temor em torno do possível desastre se intensificou por conta de outras coincidências. Um relatório divulgado em março pelo governo japonês indicou que há cerca de 80% de chance de um terremoto de magnitude 8 a 9 ocorrer nos próximos 30 anos na região do Nankai Trough. A estimativa mais grave prevê até 300 mil mortes, caso o tremor ocorra à noite durante o inverno.
Além disso, previsões para o Ano da Serpente feitas ao portal chinês South China Morning Post pela mestre do feng shui Qi Xian Yu, mais conhecida como Mestre Sete, também contribuíram para o clima de apreensão. Segundo ela, “o ano de 2025 verá mais desastres naturais, como terremotos e incêndios, além de acidentes de trânsito e de aviação. Também devemos ter cuidado ao viajar para países na direção nordeste, como o Japão e a Coreia do Sul”.
Embora não haja qualquer respaldo científico para a profecia do mangá, a história se espalhou pelas redes sociais e afetou o fluxo de visitantes. Desde abril, as vendas de voos provenientes de Taiwan, Coreia do Sul e Hong Kong caíram, com reservas deste último país despencando cerca de 50% em comparação ao ano anterior. A análise da Bloomberg Intelligence, com base em dados da ForwardKeys, aponta ainda que as reservas semanais de chegadas previstas para o fim de junho e o início de julho caíram 83%.
Questionada pelo jornal japonês Mainichi Shimbun a respeito dos cancelamentos motivados por suas previsões, Ryo Tatsuki afirmou ver de forma positiva o fato de sua obra incentivar a preparação para desastres. No entanto, pediu que as pessoas não se deixem levar demais por seus sonhos e que ajam de forma racional, baseando-se na ciência e nas orientações dos especialistas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga