Tags

Notícias

Tecnologia detecta ponto exato de onde um drone está sendo controlado

Créditos: Visualhunt
10 outubro, 2017
Da Redação, com assessoria

As empresas Dedrone e Axis Communications acabam de trazer para o Brasil uma tecnologia que evitará o uso de drones para fins criminosos, como a obtenção de segredos industriais, a entrega de objetos para presidiários, e a violação da privacidade. Isso porque as empresas lançaram um serviço capaz de identificar quando um drone se aproxima de um determinado local.

O software chamado de DroneTracker usa uma combinação de sensores de frequência de rádio e Wi-Fi para detectar a presença de drones nas imediações, além de poder identificar o ponto exato de onde ele está sendo controlado. Isso permite descobrir quem está pilotando o equipamento e quais suas intenções. A plataforma também usa câmeras de monitoramento para detectar e visualizar a traquitana e seguir seus movimentos dentro do espaço aéreo, gerando um registro visual de todo o trajeto.

Leia mais
Drones: veja casos inusitados que chamaram a atenção ao redor do mundo
Empresa oferece solução completa para pilotos de drones, desde captura até transmissão de conteúdo
Conheça o drone que responde a comandos por gestos

O DroneTracker é uma plataforma de aprendizagem de máquinas. Ou seja, ela sempre mantém o software atualizado e assegura que seus recursos de verificação sejam efetivos em encontrar todas as ameaças dos drones. E mais: quando um dispositivo não autorizado entra em espaço aéreo protegido, a plataforma envia automaticamente um alerta e pode acionar uma medida de proteção.

Na prática, a tecnologia da Dedrone consegue detectar um drone por meio da radiofrequência ou de forma autônoma através de coordenadas de GPS. Nesse último caso, as câmeras da Axis detectam a presença e geram alertas que aparecem automaticamente em dispositivos móveis, como o Apple Watch.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.