Tecnologia usa detecção de áudio para identificar brigas em presídio Tecnologia usa detecção de áudio para identificar brigas em presídio

A vigilância de um presídio não é apenas para evitar fugas, mas também para impedir que crimes aconteçam mesmo atrás das grades. Para elevar seu grau de segurança, o Centro de Correção do Condado de Worcester, em Massachusetts (EUA), decidiu usar uma nova tecnologia para complementar o monitoramento da instituição: o analítico de detecção inteligente de agressões.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para funcionar, o analítico foi combinado com câmeras de rede AXIS Q8414-LVS que conta com um microfone interno de alta resolução. O software de monitoramento embarcado nas câmeras de vídeomonitoramento fica alerta 24 horas por dia. Ao identificar um som indicativo de agressão, como gritos de socorro ou barulhos anormais, um alerta é enviado à central de controle com o número da cela em questão.

O sistema também envia os alertas emergenciais para os smartphones dos agentes de segurança. A mensagem conta com uma imagem da cela, para que eles avaliem o que realmente está acontecendo antes de ir até lá. Isso agiliza o auxílio em caso de desavenças e em situações de atendimento médico, por exemplo.

De acordo com o Tenente Greg Katz, Gerente de Tecnologia do Departamento de Polícia em Massachusetts, a gestão do Centro de Segurança planeja usar as imagens com registros de incidentes como parte de um programa de treinamento de novos recrutas. Com ajuda da visualização de sequências de eventos reais, a ideia é mostrar de forma mais clara como os policiais devem responder a cada situação específica.

Leia mais: 
Por meio do IMEI, site da Polícia Militar te ajuda a encontrar seu smartphone roubado
App Polícia Popular transforma usuários em agentes contra o crime

A tecnologia não para! Confira tecnologias nascidas em filmes que ganharam versões na vida real:

 
 
<
>
Menu