Tags

Dicas

Táxi Rosa: o movimento de taxistas que quer levar autonomia e segurança para as mulheres cariocas

27 julho, 2016
Marcella Blass

Organizadas desde janeiro deste ano,  cerca de cem profissionais constituem o movimento Táxi Rosa Carioca. Identificadas por um adesivo cor de rosa na traseira dos táxis, esse grupo de mulheres lançou a iniciativa após elas observarem como os passageiros se sentiam mais seguros quando entravam nos carros e percebiam que quem dirigia era uma mulher.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Além da visibilidade nas ruas, o movimento criado por Fátima Ramos e outras duas taxistas, Dora Santos e Denise Azavedo, tem buscado destaque também na internet. Hoje, a página do Táxi Rosa Carioca no Facebook já conta com mais de 1.300 curtidas e, a pedido das usuárias, o movimento lançou um aplicativo para Android e iOS que facilita o recebimento de chamadas das passageiras.

De acordo com a idealizadora, a iniciativa também visa dar mais visibilidade às mulheres que trabalham dirigindo táxis no Rio de Janeiro. Em entrevista dada ao site BuzzFeed, Fátima contou que o Táxi Rosa Carioca já conta com 796 usuários, 40 motoristas cadastradas e um grupo de 700 mulheres taxistas interessadas em ingressar no aplicativo. Além do adesivo na parte traseira do carro, todas as condutoras usarão camiseta cor de rosa.

A iniciativa não para por ai. Desde janeiro, o grupo pede, por meio de uma petição online, para que sejam reservados 10% das autonomias de táxi para motoristas do sexo feminino. A proposta virou um projeto de lei que visa reduzir as disparidades que existem entre a quantidade de permissões para homens e mulheres no setor.

Motorista cor de rosa 

Se você é mulher taxista no Rio de Janeiro, o Táxi Rosa está cadastrando novas motoristas para o aplicativo. As interessadas devem entrar em contato pelo e-mail taxirosa.atendimento@gmail.com com os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vistoria SMTR, RAT, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), comprovante de residência, foto de rosto, telefone e e-mail de contato.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.