Site mostra músicas que faziam sucesso em certa década e país Site mostra músicas que faziam sucesso em certa década e país

O Radiooooo é uma espécie de streaming de música diferente dos que estão no mercado. Em vez de organizar as canções por estilo ou por afinidade, ele oferece um catálogo musical separado historicamente e geograficamente. Assim, é possível, por exemplo, saber o que era sucesso na década de 1920 nos Estados Unidos – caso você esteja curioso, o jazz predominava no gosto musical.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Crédito: Reprodução/Radiooooo
Escolha um país, uma década e um humor e tenha acesso a uma lista de músicas
Escolha um país, uma década e um humor e tenha acesso a uma lista de músicas

Para ouvir o conteúdo, o usuário deve fazer três escolhas: década (que vai de 1910 até os dias atuais), país e humor (lento, rápido ou estranho). Vale ressaltar que, conforme você determina o ano e o estilo, as nações que possuem músicas registradas aparecem pintadas de amarelo. As que estão em branco não contam com canções da época ou do ritmo.

Essas lacunas existem porque quem alimenta o site são os próprios usuários. Após fazer um cadastro no Radiooooo, o internauta faz o upload da música e especifica de onde ela é e qual seu clima. As faixas indicadas passam por curadoria de críticos que trabalham para a página. Se eles acreditarem que a música é boa e condiz com as características, ela é incluída no site.

Um defeito do streaming é que não é possível trocar de música. Para mudar, é necessário escolher um novo período e local. Por outro lado, uma vantagem é que, habilitando a versão Taxi, você pode selecionar mais de um país e uma década para ouvir um mix de canções.

O Radiooooo é gratuito e foi viabilizado por meio de crowdfunding. Uma curiosidade é que as cinco letras “o” do nome se referem aos cinco continentes em que os usuários podem navegar.

Menu