Segurança
Entenda o papel de uma senha forte na preservação dos dados

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 05/Junho/2025
- Da Redação, com assessoria
A senha da sua rede social é o nome do seu gato + 123? Ou seu próprio nome combinado com essa sequência de números? Se sim, é sinal de que está na hora de dar um upgrade no seu nível de segurança online. O problema é que isso não é exclusividade de adultos distraídos. Crianças e adolescentes, que já nascem conectados, muitas vezes não fazem ideia dos riscos digitais que correm ao deixar suas contas vulneráveis.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Diante isso, surge a SuperGeeks, onde os alunos aprendem programação, lógica e raciocínio computacional, como pensar de forma crítica e se proteger no ambiente digital. Saber criar um jogo é interessante, mas entender como ele funciona por trás dos códigos é o verdadeiro poder.
Mesmo que pareça só um detalhe, a senha é a primeira linha de defesa no mundo digital. Usar algo fácil demais, tipo “1234” ou “senha123”, é como deixar a porta de casa escancarada. Os hackers, que querem roubar dados e invadir contas, têm ferramentas que testam, de forma rápida, as sequências mais comuns. Dessa forma, sua conta pode ser invadida em segundos, sem você nem perceber.
E o pior é que, quando isso acontece, não é simplesmente alterar a senha e “problema resolvido”, o problema pode ser grave, como roubo de identidade, dinheiro, fotos ou informações pessoais.
Por isso, uma senha forte é como um escudo, e a lógica por trás disso é a variação de caracteres, já que acertar a sequência exata de elementos exige muito tempo de pesquisa e processamento, até para os computadores atuais. Mas decorar algo como “DsW*&542[@” é muito difícil. A sugestão é escolher uma frase simples que você possa lembrar facilmente, depois transforme-a em algo alfanumérico trocando algumas letras por números e símbolos.
À primeira vista, isso soa como algo complexo e complicado, mas olha só esse exemplo, a frase “Eu gosto de batatas” pode se tornar “3Ug0st0_D3_B4t4t4s”. O importante é memorizar o padrão das mudanças feitas – como substituir “a” por “4” – e manter as iniciais maiúsculas. Dessa forma, sua senha se torna fácil de lembrar, mas difícil de ser descoberta por invasores. Afinal, segurança digital não é sinônimo de paranoia, mas de estar preparado.
No entanto, usar a mesma senha em diversas plataformas também é um risco. Então, uma dica ainda mais eficaz é utilizar um gerenciador de senhas, como o Lastpass. Com ele, você só precisa memorizar uma única senha como, a frase anterior e o gerenciador se encarregará de armazenar todas as outras com segurança, facilitando sua vida digital e dificultando ainda mais o acesso de invasores às suas informações.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga