Tags

Dicas

Saiba como fugir das fraudes nos empréstimos online

15 junho, 2016
Da Redação, com assessoria

O brasileiro tem se visto em meio a um cenário de insegurança econômica, aumento nos preços e nas dívidas, além de negociações cada vez mais complicadas. Diante dessa situação instável, não é incomum que as pessoas caiam na tentação de recorrer a um empréstimo pessoal. No entanto, mesmo em meio a necessidade, é preciso ficar atendo às ofertas de “dinheiro fácil” e saber identificar fraudes nessas transações.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Segundo pesquisa da Serara Experian, nos primeiros quatro meses de 2016, as tentativas de fraude caíram 11% em comparação ao mesmo período do ano passado. A explicação é justamente a crise e o cenário atual do país, que inibem os consumidores de buscarem crédito no varejo. Porém, uma nova categoria surgiu no mercado: o empréstimo pessoal online. A Lendico, plataforma de crédito online no Brasil, selecionou algumas dicas para que os consumidores não caiam em em fraudes durante essas transações:

Pesquisar, simular e contratar
Para achar a melhor taxa no mercado e fazer as pazes com a conta corrente é preciso pesquisar e simular quantas vezes for necessário, até que seja seguro contratar o empréstimo ideal.

Conhecer a empresa que está oferecendo o empréstimo pessoal
Pesquisar mais sobre a empresa encontrada online, saber qual o tempo de operação, se ela já teve alguma matéria veiculada na imprensa nos últimos três meses. Por que fazer tudo isso? Para se certificar de que a empresa é idônea. Para uma confirmação mais certeira, entre em contato com o Banco Central para consultar o CNPJ da instituição e cheque se ela está autorizada a operar no mercado brasileiro.

O depósito antecipado é proibido por lei
Qualquer tipo de quantia antecipada que seja solicitada por uma empresa para a liberação do empréstimo é terminantemente proibida. Segundo o Banco Central, essa prática é contra a lei e configura uma tentativa de fraude ou golpe.

Mídias sociais se tornaram aliadas do consumidor
Twitter, Facebook e até mesmo sites especializados como o Reclame Aqui são boas referências na hora de escolher um lugar para solicitar crédito pessoal. Essas plataformas são aliadas na avaliação de credibilidade e reputação da companhia no mercado.

Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdo.