Notícias
Resumão da Semana: Caga-Sangue

- Créditos/Foto:Reprodução / Internet ou Coisa Parecida
- 07/Março/2025
- Sérgio Vinícius
Às vezes, quanto menos sabemos sobre o motivo de algo, melhor.
Eu tenho um amigo, por exemplo, que frequentava (ou frequenta; carece de fontes) um bar no ABC Paulista chamado Caga-Sangue. Não preciso comentar o nível da bodega, já que o nome entrega tudo.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
Eu nunca soube e nunca perguntei o motivo exato do nome. Para mim, bastava saber que chamava Caga-Sangue – e tenho para mim que a origem do nome não é tão interessante quanto possa-se crer.
Mas o mais curioso no bar, nem é seu nome. De acordo com meu amigo Engenheiro Marcelo, em uma das paredes do Caga-Sangue havia uma inscrição gigante que trazia uma linda mensagem. “Viva o Dia dos Pais.”
—
E por falar em não saber o motivo, esses dias estava ouvindo umas histórias sobre a cidade de Rancharia, no interior de São Paulo. Entre outras coisas, fiquei sabendo que por lá havia um Mini Shopping chamado FOFÃO.
Isso me intrigou. Ainda mais porque, de acordo com quem contou a história, o FOFÃO só tinha umas duas ou três lojas e somente vendia “coisas inúteis, como flores de plástico” e sei lá mais o que.
Mas o mais curioso, assim como a questão Viva o Dia dos Pais no Caga-Sangue, nem era o nome FOFÃO. Era que em uma das lojas, o caixa não entendia o conceito de troco. Não é que ele não soubesse fazer conta. Na cabeça dela, o troco era uma espécie de brinde que a loja dava, em dinheiro, para os clientes.
Assim sendo, muitas vezes, as pessoas entravam para comprar algo e saíam com mais dinheiro do que entraram. Já o caixa do FOFÃO, por sua vez, cansou de tentar comprar algo por aí e, mesmo pagando em dinheiro a quantia correta, ficava esperando o troco – no que saía, invariavelmente frustrado.
O conceito de troco é algo, de fato, complexo e nunca entenderemos o motivo.
—
Por fim, nessa Newsletter de carnaval completamente feita às pressas e sem revisão, com o resto de saúde que me resta, é importante pontuar que hoje é o Dia do Nome do Meio. É estranho, não sei o motivo, mas sei que é assim.
Por isso, antes dos links da semana, gostaria de informar que os nomes do meio do Hugh Grant são JOHN MUNGO. Já o do Elton John é HERCULES. De Richard Gere, TIFFANY.
Essa história me lembrou dos irmãos Neura, Neuraldo e Nautilus. Mas como não sei bem o motivo deles serem chamados assim, vou deixar quieto. (Aparentemente, a mãe era numeróloga; carece de fontes.)
E, agora, sim, vamos ao futebol. E sem gracinha nos links por pura preguiça. (A preguiça é a mãe do diabo. O bom é inimigo do ótimo. Lei da Compensação, artigo 2).
Bing: por que largar a busca do Google pode ser uma boa ideia
Exposição prolongada à luz azul pode acelerar envelhecimento da pele
Como usar o WhatsApp com um número de telefone fixo
Conheça as celebridades mais lembradas quando o assunto é sustentabilidade
Aprenda a fixar mensagem nos chats do Instagram
E se você perdeu as colunas anteriores, confira comigo no replay (abaixo):
- Resumão da Semana: Entenda por que o WhatsApp é um salafrário
- Resumão da Semana: O Sequestro do Cabeleira Errado
- Resumão da Semana: Inferninho
- Resumão da Semana: Oh! Seu Oscar!
- Resumão da Semana: O Milagre do Ladrão
- Resumão da Semana: Alucinações Sexuais de um Macaco
- Resumão da Semana: Instagram, BlueSky e 10 anos de 33Giga