Tags

Dicas

Ransomware: saiba como se prevenir contra este código malicioso

Créditos: Moyan_Brenn via VisualHunt / CC BY
23 setembro, 2016
Da Redação, com assessoria

Usuários de internet devem prevenir-se contra uma das ameaças que mais tem crescido na rede: o ransomware, que tem o objetivo de criptografar os dados das vítimas.  O alerta é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Para ajudar a proteger os internautas, as entidades atualizaram o fascículo Códigos Maliciosos, da Cartilha de Segurança para Internet, com as definições sobre esse malware e os cuidados a serem tomados.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Após roubar as informações, os atacantes fazem contato por e-mail exigindo o pagamento de resgate, normalmente em bitcoin. Mesmo quando o resgate é pago, o usuário não tem garantia de que terá o acesso a seu conteúdo de volta. “A única proteção realmente efetiva contra o ransomware é fazer backups periódicos dos seus dados”, aconselha Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br. Os dispositivos que contém os backups, por sua vez, devem manter-se desconectados do sistema, pois os criminosos podem buscar outros dispositivos plugados, locais ou em rede, e criptografá-los também.

“O ransomware não é um malware novo. Observamos que tinha caído em desuso, porém voltou a ser utilizado de maneira muito significativa. Os criminosos não fazem distinção entre usuários e profissionais de tecnologia, portanto, qualquer um pode ser vítima. Eles visam desde equipamentos do dia a dia, como computadores, tablets e smartphones, até a dispositivos mais sofisticados, como servidores”, comenta Miriam.

Além de explicar o funcionamento do ransomware e outros tipos de códigos maliciosos como worm, bot e spyware, o fascículo detalha os cuidados a serem tomados ao instalar aplicativos e clicar em links, e reforça a importância de manter o computador atualizado, instalar antivírus, usar firewall pessoal e proteger os dados. Os usuários também encontram outras recomendações complementares para prevenir-se do ransomware nos fascículos Dispositivos Móveis e Computadores.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.