33Giga Tecnologia para pessoas

Apps & Software

Ransomware Jigsaw joga com suas vítimas como no filme Jogos Mortais

  • Créditos/Foto:Reprodução da internet
  • 22/Setembro/2016
  • Da Redação, com assessoria

A Norton descobriu um ransomware – programa fraudulento que bloqueia o conteúdo de um dispositivo por meio de criptografia e pede resgate para liberá-lo – que ameaça deletar os arquivos dos usuários aos poucos, caso o pagamento solicitado não seja feito. Chamada de Jigsaw, uma referência ao boneco do filme Jogos Mortais, a ameaça mostra uma contagem regressiva para a eliminação dos arquivos, método que assusta as vítimas e as pressiona a pagar o valor solicitado.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

No primeiro dia, o ransomware apaga alguns arquivos a cada hora. No segundo, a ameaça exclui mais centenas, e no terceiro, milhares, e assim por diante até que o resgate seja pago.  O Jigsaw ainda avisa que caso a vítima tente remover a infecção ou reiniciar o computador, 1000 arquivos serão deletados do dispositivo em forma de punição.

Esta ameaça foi criada no começo do ano e está sendo vendida no mercado negro por US$140. “A compra e venda de malware no mercado negro é muito comum. Hoje em dia, os criminosos virtuais estão formando equipes e se especializam constantemente. Estes grupos mais capacitados são responsáveis por criar “kits” de ameaças e depois os vendem para outros criminosos que aplicam os golpes”, afirma Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton.

O especialista lista algumas recomendações para se proteger contra este tipo de ameaça:

– Faça backup dos seus arquivos com frequência. Além disso, caso utilize um HD físico, mantenha-o desconectado após a transferência dos arquivos. Isso evitará infecções no seu HD;

– Use um software de segurança para evitar que ameaças virtuais como estas se instalem em seus dispositivos;

– Mantenha todos os softwares de seus dispositivos atualizados para impedir que ransomware ou outros malware se aproveitem de vulnerabilidades conhecidas que ainda não foram corrigidas no dispositivo.