Tags

Dicas

Globo, Record, SBT ou Band: qual aplicativo de TV de aberta é o melhor?

Créditos: Visual Hunt
11 setembro, 2017
Da Redação, com assessoria

Os aplicativos são uma alternativa para curtir seu programa preferido a qualquer hora e lugar. Não é à toa que cada vez mais pessoas estão aderindo aos apps, onde é possível desfrutar da comodidade da programação no horário mais conveniente acompanhando não só notícias como também novelas, séries e reportagens especiais. Com o intuito de mostrar as vantagens e desvantagens do serviço, a PROTESTE avaliou as ferramentas das principais emissoras de TV aberta: Globo Play, Record TV, SBT e Band.

Leia mais
5 streamings de TV a cabo que você pode assistir de graça – se for assinante
Gadget transforma celular em TV e permite assistir conteúdo em uma tela de 8 polegadas
Cansou de sofrer com internet, TV ou telefone? Reclame na Anatel e seus problemas serão resolvidos

Vídeos
Os apps para Android têm vídeos contendo informações relevantes, o que facilita o entendimento do usuário. Já os programas para iOS não oferecem o recurso – e o usuário precisa ler as descrições na tela. No quesito sonoridade, todos foram considerados de boa qualidade, com exceção do app da Band, que trava durante a exibição do vídeo (independentemente do sistema) e acaba afetando o sincronismo de áudio com imagem. No Record TV, o som fica levemente abafado. Já no Globo Play, é muito alto.

Imagem
Como a tela da maioria dos smartphones tem boa resolução, os apps não precisam se esforçar tanto para oferecer boas imagens. Mesmo assim, o Globo Play apresenta uma queda de qualidade de imagem ao iniciar o vídeo, a recuperando segundos depois. Apesar da pequena falha, a PROTESTE não observou problema de arrasto (sensação de fantasma), o qual se constatou nos outros apps. A cor, o brilho e a nitidez do Globo Play também são ligeiramente melhores que os dos concorrentes.

Embora, no geral, as imagens tenham boa qualidade, as barras de informações podem atrapalhar um pouco. É o caso do Globo Play e do SBT, que deixam à mostra os dados da operadora, a bateria e o relógio no sistema iOS. Todos os apps, no Android, ficam com os botões virtuais aparentes.

Estabilidade
O resultado do quesito não é muito animador. O aplicativo da Band foi o que apresentou mais problemas, fechando diversas vezes. Durante os testes da PROTESTE, o Record TV também fechou algumas vezes e, ao clicar em “funções”, os carregamentos são tão demorados que é preciso paciência. No SBT, não foram identificados problemas na versão Android, mas no iOS há bastante lentidão. O Globo Play não apresenta instabilidade no Android, porém, ao abri-lo pela primeira vez no iOS, há uma demora no botão “próximo”.

Conteúdo pago
Os problemas apresentados, no entanto, não impedem que alguns apps funcionem como Premium, cuja parte do serviço é gratuita e outra, cobrada. É o caso do Globo Play (R$ 14,90 mensais) e do aplicativo da Record (R$ 10,20 mensais). O preço, claro, garante conteúdos exclusivos. Por exemplo, o primeiro libera alguns programas antes da estreia na TV. No segundo, os assinantes podem ver produções antigas no YouTube.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.